Na volta às aulas, prefeita do Ipojuca Célia Sales anuncia reajuste de 33,24% para professores municipais
Nesta segunda-feira (14), dia que marcou o retorno às aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino do Ipojuca, a prefeita do Ipojuca Célia Sales, anunciou uma excelente notícia para os professores do município. Na presença da diretoria do Sindicato dos Professores Municipais do Ipojuca (Sinpromi), a gestora informou que o município dará o reajuste de 33,24% no piso salarial para todos os professores efetivos e contratados da Rede. Além disso, a prefeita, junto com os secretários municipais de Educação, Planejamento, Finanças, Administração e Desenvolvimento Econômico, confirmou que o reajuste será retroativo a partir da folha de janeiro. O pagamento do novo piso junto com a primeira parcela do retroativo deve ocorrer a partir da folha de maio, pois, a decisão ainda precisa ser transformada em lei e levada para aprovação da Câmara dos Vereadores. “É mais do que justo essa ação, pois é uma questão de priorizar a classe, formada por profissionais essenciais, e a Educação do Ipojuca, lembrando que não é uma decisão fácil para nenhum prefeito, mas estamos focados em valorizar nossa educação para todos os ipojucanos”, disse a prefeita. Ainda segundo Célia Sales, “esse é um aumento histórico, de reconhecimento e valorização da categoria, e agora, vocês professores de Ipojuca podem dizer que tem um dos maiores salário do estado de Pernambuco”, destacou. A decisão foi aplaudida pelos dirigentes do sindicato presentes na reunião. Com o reajuste, o piso salarial do professor em Ipojuca fica bem acima do piso nacional. *Volta às aulas* – “Hoje foi um momento simbólico para dar as boas-vindas aos nossos estudantes da Rede Municipal e reforçar junto aos pais a importância da vacinação infantil. Este ano é fundamental, pois, temos um desafio grande de avançar na parte pedagógica e para isso vamos promover diversas ações além das aulas regulares, a exemplo do nivelamento de aprendizagem no turno ou no contraturno, os reforços aos sábados dentro do Inove Mais e a continuidade da TV Educa Ipojuca”, disse o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim. Ainda segundo o gestor, será preciso empenho de toda a comunidade escolar para minimizar os impactos da pandemia na educação. Até o final de março, as aulas acontecem no formato de rodízio em dias intercalados e, a partir do dia 04 de abril, as atividades serão 100% presenciais, todos os dias, beneficiando os cerca de 22 mil estudantes da rede.
Ribeirão: Marcello Maranhão reforça apoio a Danilo Cabral
O prefeito de Ribeirão, Marcello Maranhão (PSB) esteve no Recife acompanhado do deputado estadual Aluísio Lessa onde reafirmou o apoio a Danilo Cabral para o governo do estado. “Danilo tem experiência, tem competência, é um grande gestor e eu tenho certeza que ele fará um grande governo em Pernambuco” disse Marcello Maranhão. O pré-candidato disse que a mata sul do estado é uma importante região do estado e que nesse momento é preciso de união para alavancar o desenvolvimento do estado.
Miguel critica PSB: “não fez nada em 7 anos e agora quer tapear o povo no ano da eleição”
Em giro pelo Sertão de Pernambuco, o pré-candidato a governador Miguel Coelho cumpriu agenda em Serra Talhada nesta segunda-feira (14). Durante a visita à Capital do Xaxado repercutiu sobre reclamações de lideranças de todo o Sertão em torno da falta de obras e investimentos nos últimos anos e do surgimento recente de inúmeras promessas. Para Miguel Coelho, o PSB voltou a usar a máquina eleitoral e o marketing para iludir a população às vésperas da campanha. O pré-candidato, contudo, acredita que a população já não cai mais nas promessas falsas de época eleitoral. “O PSB não fez nada em 7 anos e agora quer tapear o povo no ano da eleição. Onde a gente anda o sentimento é de mudar, as pesquisas apontam isso também. Portanto, prometer o mundo a prefeitos faltando alguns meses para eleição não vai funcionar, muito menos querer evitar o debate sobre nosso estado. O povo está cansado de propaganda enganosa, os pernambucanos querem voltar a ter orgulho de sua terra”, declarou o pré-candidato do União Brasil. Em Serra, Miguel se reuniu com a prefeita Márcia Conrado. O prefeito de Petrolina também participou de um ato de apoio do pré-candidato a deputado Dr. Waldir Tenório. Miguel Coelho ainda esteve na cidade de Quixaba para um encontro com o prefeito Zé Pretinho e vereadores. A agenda encerra em São José do Egito. Foto: Jonas Santos
Fabiano Ferraz pede que PCR conte em dobro tempo de serviço dos servidores que atuaram durante pandemia
Foi aprovado na manhã desta segunda-feira (14), na Câmara Municipal do Recife, o Requerimento 2228/2022, de autoria do vereador Fabiano Ferraz (Avante), que solicita que o Poder Executivo Municipal analise a possibilidade de contar em dobro o tempo de serviço dos servidores municipais que atuaram nas áreas essenciais durante a pandemia do Covid-19 na cidade. Entre as categorias que podem ser beneficiadas estão os guardas municipais, médicos e profissionais de saúde que atuaram na linha de frente, entre outros serviços determinados pelo Decreto Estadual nº 50.346. O requerimento agora segue para a análise da Prefeitura do Recife. “A pandemia levou à óbito mais de 655 mil pessoas só no nosso país. Muitos trabalhadores tiveram a oportunidade de evitar a exposição, de ficarem em casa, porém, os servidores municipais que estavam dentro dos serviços essenciais foram às ruas, mantiveram seus serviços, arriscando suas vidas para continuar servindo à população. Na tribuna, o vereador pediu que o prefeito do Recife atenda à sua solicitação. “Nada mais justo, aqui no Recife, reconhecermos a dedicação destes profissionais com esse tempo de serviço sendo contado em dobro. Peço que o prefeito João Campos analise este requerimento e atenda ao nosso pedido”, afirmou.
Júnior Tércio acusa filme brasileiro de incentivar à pedofilia por exibir órgão genital para adolescentes e faz desafio à esquerda
Conhecido com um defensor incansável da família e seus valores, o vereador Pastor Júnior Tércio externou toda sua indignação na Tribuna da Câmara Municipal do Recife, em relação ao filme “Como se tornar o pior aluno da escola” que está disponível na Netflix, mostrando cenas de conotação sexual, envolvendo adulto e adolescentes, com exibição de órgão genital. “Não podemos tolerar este tipo de conteúdo que faz apologia à pedofilia. Estou indignado! Este material precisa ser denunciado e os pais precisam ficar alertas e acompanharem o que os filhos estão assistindo, na rede. Inclusive, quero desafiar à esquerda a defender esse filme nojento que expõe a imagem dos nossos professores e contraria a hierarquia entre os alunos e professores”, disse o parlamentar. O vereador também classificou o filme como “asqueroso” e disse faltar até palavras para falar sobre o assunto. “Estou revoltado! Esse filme precisa ser impedido de ser transmitido. Precisamos proteger nossas crianças e adolescentes desse conteúdo nojento, que ainda por cima tem a classificação indicativa de a partir de 14 anos de idade. Um absurdo”, finalizou o Pastor. O vereador fez questão de ressaltar ainda que, vai ingressar com uma representação junto ao Ministério Público Federal e ao Ministério da Justiça para que providências sejam adotadas.
Prefeitura de Sirinhaém é obrigada a reduzir coleta de lixo por conta dos vereadores da oposição
Por conta da redução do orçamento de 2022, aprovado pelos seis vereadores da oposição, a Prefeitura de Sirinhaém, Litoral Sul de Pernambuco terá que reduzir o calendário de coleta de lixo no município. Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira, (14/03), a prefeitura informou que foi obrigada a devolver grande parte dos veículos locados, que faziam a coleta no município. A gestão está preparando um plano emergencial para reduzir os danos. “Infelizmente não será possível manter o calendário que elaboramos para coleta de lixo. Divulgaremos essa semana novo cronograma por bairro para que os moradores saibam a nova programação e, assim, possamos manter a ordem e garantir o serviço de coleta,”, explicou a prefeita Camila Machado. E completou “já enviamos o projeto de lei para reestabelecer o orçamento, modificado pela Câmara, e estamos pedindo sensibilidade aos vereadores para aprovarem o PL, que garantirá a governabilidade e favorecerá diretamente o povo de Sirinhaém”, finalizou. ORÇAMENTO – O município de Sirinhaém tem enfrentrado nos últimos uma crise. O motivo é a alteração do orçamento anual da cidade, que foi enviado para a Câmara e teve alterações significativas, sendo aprovado o valor completo de R$124 milhões, porém com recursos realocados de locais fundamentais para áreas que não demandam orçamento. Além disso, o vereadores reduziram a capacidade de suplementação de 20% para 1%. O intuito da manobra, articulada pelo bloco de oposição, é deixar a atual gestão engessada e impossibilitada de realizar ações do dia a dia por falta de orçamento.
Imagem contra Bolsonaro é destaque em carteiras de Estudantes em Caruaru
Gerou uma surpresa desagradável a emissão da carteira de estudante, emitida pela União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco e a União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru com uma imagem de manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). A imagem é uma faixa com a seguinte mensagem “Estudantes contra o fascismo. Fora Bolsonaro”. A foto tem dado uma repercussão negativa no Agreste. “Nós pagamos pela carteira por uma questão de necessidade. Não sou do lado A ou B, mas devemos ser respeitado. Não sou obrigado a ser um militante político”, disse um estudante de Direito que preferiu para não ser identificado. A revolta tem tomado conta do pais dos alunos. “Quando minha filha chegou em casa com essa carteira, fiquei assustado e perguntei para ela onde tinha sido emitida. Isso é um absurdo. Não voto no Bolsonaro, acredito na democracia e não posso aceitar uma postura como essa”, disse um empresário do ramo de confecções.