Candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho assina carta de compromissos com o meio ambiente

Ex-prefeito de Petrolina e postulante do União Brasil ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho assinou, nesta terça-feira (9), a Carta com Diretrizes para a Ambição Climática para os candidatos de 2022. O documento foi elaborado por quatro organizações civis brasileiras, dentre as quais o Centro Brasil no Clima (CBC).

 

O material foi construído por quatro organizações civis brasileiras, dentre as quais o Centro Brasil no Clima (CBC), e será distribuído para candidatos a governador em todo o Brasil. Miguel Coelho recebeu os documentos das mãos de Guilherme Syrkis, diretor-executivo do CBC. O objetivo é promover o debate público sobre a recuperação econômica pós-pandemia no Nordeste sob bases verdes, justas e inclusivas, em um sistema que traga benefícios para todos os nichos da sociedade.

O conteúdo programático traz propostas para 13 eixos estratégicos para os estados do Nordeste, como financiamento climático; prevenção de desastres naturais; regeneração de bacias hidrográficas; desenvolvimento da cadeia de hidrogênio verde e promoção de uma economia regenerativa e inclusiva para a Caatinga. Também recomenda qualificação da mão de obra local para os 2 milhões de empregos que serão gerados nos próximos anos na região, com o crescimento das fontes eólica e solar.

Miguel declarou que essa discussão sobre sustentabilidade deve ser constante e que o material recebido norteará eixos de seu programa de governo. “A gestão pública deve promover a integração entre desenvolvimento e preservação do meio ambiente de forma justa e inclusiva. O meu governo será um parceiro de projetos que cuidem do meio ambiente e ao mesmo tempo promova o desenvolvimento sustentável”, pontuou.

Como prefeito, Miguel desenvolveu diversas iniciativas relacionadas à sustentabilidade. A prefeitura de Petrolina foi a primeira do Nordeste a extinguir o uso de papel em circulares, ofícios e outros documentos internos. Também foi potencializado o uso da energia solar com a criação de uma usina em Petrolina para abastecer prédios municipais.

Miguel ainda liderou projetos ambientais como plantio de milhares de árvores no município, o maior viveiro de mudas do interior de Pernambuco, a despoluição do rio e das margens São Francisco, além da implantação de 20 km de ciclovias. Com isso, Petrolina ficou em primeiro lugar estadual no ranking do Instituto Cidades Sustentáveis em 2022.