Elias comanda seminário temático Jaboatão do Futuro e inicia construção de programa de governo
Pré-candidato da federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT) comandou, no fim de semana, um grande encontro para debater os principais gargalos da cidade e apresentar propostas a partir de um processo de escuta popular com a participação de autoridades e especialistas nas áreas-tema. Batizada de “Jaboatão do Futuro”, a plataforma tem por objetivo fomentar oficinas temáticas para discutir soluções que irão nortear o futuro programa de governo da campanha. Durante o encontro, a população apontou como prioridade a formulação de políticas públicas para as áreas da saúde, segurança e infraestrutura, elencadas como as mais sensíveis. Entre os problemas citados, a precarização do atendimento à população, a escalada da violência e sensação de abandono das pessoas por parte da atual gestão, principalmente em áreas de morro e na periferia. O seminário temático foi precedido pelo Bora Mudar Jaboatão, um primeiro processo de escuta popular que percorreu as sete regionais do município, tendo dado base a um diagnóstico que norteou o Jaboatão do Futuro, que, por sua vez, irá, a cada encontro, simultaneamente, debater um total de 13 eixos. “Aprendi a fazer política ouvindo as pessoas, somando esforços e fazendo a mudança acontecer. Nosso plano de governo vai ser feito a várias mãos, de forma plural e com o olhar voltado para o futuro. E iremos contar com o apoio do governo do presidente Lula (PT) para implementarmos as propostas que estão nascendo a partir desse processo de escuta popular. Não tenho dúvidas de que, em breve, Jaboatão vai voltar a sorrir”, disse Elias. Ao passo em que ressaltou a experiência político-administrativa adquirida a partir de uma trajetória de mais de quatro décadas de atuação no setor público, Elias pontuou que o programa de governo vai ter como base “o olhar para o futuro”. “Estamos aqui para unir forças, seja com o governo estadual, seja com o governo federal, seja com a iniciativa privada. Nós vamos arregaçar as mangas e reconstruir Jaboatão ao lado das pessoas”, pontuou.
Simão anuncia construção de creche destinada a filhos de comerciários
Dentro do programa Bora Educar Mais, lançado pelo prefeito Simão Durando no final do mês passado, uma obra se destaca, o Centro de Educação Infantil Dom Idílio. A creche será construída na área central de Petrolina e é destinada exclusivamente para filhos de trabalhadores do comércio. O espaço receberá um investimento de mais de R$ 1,9 milhão. O objetivo é proporcionar mais tranquilidade e comodidade para as famílias que precisam conciliar trabalho e cuidado com os filhos pequenos, além de um horário de atendimento mais adequado à rotina dos pais que trabalham no comércio. O local contará com 7 salas climatizadas; pátio; refeitório acessível; cozinha; bloco administrativo; banheiros adaptados; área de recreação e telha termo acústica. A creche modelo funcionará com horário diferenciado, das 7h30 às 18h30 e terá capacidade para atender cerca de 100 crianças. A partir das 17h15 os pequenos serão acompanhados por recreadores, fornecendo à criança um ambiente agradável, motivador e planejado, auxiliando na aprendizagem. De acordo com o prefeito Simão, a previsão é que a unidade seja finalizada até o segundo semestre deste ano. “Será uma creche com horário estendido para que as mães e os pais possam buscar seus filhos após saírem do trabalho. Esse equipamento vai garantir a muitas famílias o acesso a um ensino de qualidade e um local de referência para acolhimento dos nossos pequenos. Representará a oportunidade de construir novas histórias por meio da educação e da independência de mães e pais que poderão trabalhar tranquilos sabendo que seus filhos estão bem cuidados e perto do trabalho”, destacou o prefeito. Nos últimos sete anos, Petrolina teve um crescimento significativo na educação municipal e tem se destacado na construção de políticas públicas voltadas para a Primeira Infância. O município ostenta o status de ter a maior rede pública de creches do estado e ganhará, neste ano, um reforço importante através do programa Bora Educar Mais que irá conferir à cidade um montante de R$ 150 milhões para a rede educacional.
Jaboatão participa do Congresso da Amupe com projetos inovadores e concorrendo a premiação
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes participa, nos próximos dias 15, 16 e 17 de abril, da 7ª Edição do Congresso da Associação Municipalista de PE – AMUPE, que em 2024 traz o tema Rumo à Excelência na Gestão Pública. Além de um stand onde compartilhará projetos inovadores, o município aparecerá como destaque do Prêmio Amupe 2024, com o Programa Famílias Acolhedoras, e finalista do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, com o Programa Jaboatão Rural. “Jaboatão tem se destacado nacional e internacionalmente com projetos inovadores e experiências exitosas. É importante compartilharmos essas ações que têm sido aprovadas pela população e trazido resultados significativos, como o nosso programa de Coleta Seletiva, que apoia as cooperativas de catadores de material reciclável, promovendo inclusão social e sustentabilidade ambiental, e o Jaboatão Prepara, que orienta e apoia os estudantes dos 9º anos da rede municipal com aulas específicas aos sábados, para conquistarem vagas nas melhores escolas técnicas. Ambos conquistaram o prêmio da ONU de Excelência em Gestão Pública, UNPSA 2019 e 2020, respectivamente”, afirma o prefeito Mano Medeiros. Outro projeto que será levado ao congresso é o de Vacinação Extramuros para a População de Rua, que em 2023 recebeu o prêmio Social Innovation in Health Initiative- SIHI, da Organização Panamericana de Saúde – OPAS. Também estará no stand o Jaboatão Rural, que promove o desenvolvimento sustentável na Zona Rural e é finalista do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – PSPE, cujo resultado será apresentado nesta segunda-feira, durante o congresso. O Plano de Desenvolvimento Sustentável Jaboatão 450 Anos, iniciado em 2023, que apresentará programas, metas, ações e projetos prioritários para os próximos 20 anos é outro produto da gestão que será divulgado durante os três dias do Congresso, assim o programa Viver Melhor, a PPP da Iluminação Pública e o programa de voluntariado Amor Por Jaboatão, conduzido pela primeira-dama Andrea Medeiros, e o Programa Famílias Acolhedoras, destaque no Prêmio Amupe 2024, que será apresentado no dia 17, na cerimônia de premiação. Para o município do Jaboatão dos Guararapes será um momento de apresentar sua capacidade técnica, melhores projetos e oportunidades de investimento, sendo uma vitrine para que os ministérios do governo federal e secretarias estaduais, presentes nessa edição do evento, possam conhecer as realizações e boas práticas da atual gestão.
Eduardo da Fonte se reúne com jornalistas e cronistas esportivos para debater o futebol pernambucano
Na noite desta segunda-feira (15/04), o deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Eduardo da Fonte, irá se reunir com jornalistas e cronistas esportivos para discutir sobre os trágicos eventos ocorridos entre os times pernambucanos e a sobrevivência do futebol, que, segundo Eduardo, “é fruto da incompetência da Federação Pernambucana de Futebol, que faliu o esporte no nosso estado”. Só nos últimos meses, os times pernambucanos protagonizaram diversas cenas de violência. No dia 21 de fevereiro, torcedores do Sport atiraram pedras contra jogadores do time do Fortaleza, o que deixou 6 feridos. Um mês depois, seguranças particulares do Clube Náutico Capibaribe agrediram torcedores do Náutico, inclusive mulheres. A confusão começou ainda no gramado após a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) proibir faixas e adereços que tenham ligação com torcidas organizadas. O último caso, na final do Campeonato Pernambucano entre Sport e Náutico, terminou em briga, dessa vez entre a Polícia Militar e torcedores do Náutico. Ao menos quatro pessoas foram detidas. Para o jornalista da TV Nova Pedro Paulo, “Nos velhos tempos do futebol, Pernambuco figurava bonito no cenário nacional desportivo”. E ressaltou: “É nessa busca que me disponibilizo a intermediar um papo bom e justo com representantes da imprensa esportiva nesta segunda sobre a situação dos times pernambucanos. Não é sobre a FPF, é sobre a condução e sobretudo a restauração do futebol pernambucano”. “É urgente discutir a sobrevivência do futebol pernambucano, um esporte que tanto nos alegra, mas que, infelizmente, tem se tornado cenário de violência e precarização. Precisamos de um novo comando na Federação Pernambucana de Futebol, só assim poderemos reconstruir e trazer de volta os tempos de glória do esporte no nosso estado”, finalizou o deputado.