Recebido por Álvaro Porto, embaixador italiano quer aproximar país europeu de PE
Em visita institucional à Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta terça-feira (19), o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, ressaltou o interesse do país europeu em estreitar laços econômicos, sociais e culturais com o estado. Recebido pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto, o embaixador informou que é plano da Embaixada se aproximar cada vez mais das comunidades ítalo-brasileiras nas diferentes regiões do país. Por sediar o consulado que atende ao Nordeste, Pernambuco tem papel estratégico nesta investida. Atualmente, o Brasil conta com 32 milhões de descendentes de italianos. Destes, 500 mil estão espalhados pelos nove estados nordestinos. Ex-conselheiro diplomático do parlamento italiano, o embaixador considera a aproximação com a Alepe fundamental neste processo. “Para mim, o parlamento é especial. É, realmente, uma honra estar aqui em Recife para conversar sobre ”, disse Cortese, enfatizando a importância de poder falar sobre o trabalho da embaixada e de ouvir parlamentares pernambucanos. Além de Porto, participaram do encontro, os deputados Lula Cabral, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, e Mario Ricardo, presidente da Comissão de Desenvolvimento e Turismo da Assembleia Legislativa. Cortese estava acompanhado da cônsul da Itália no Recife, Nicoletta Fioroni, e do chefe do setor consular da embaixada da Itália, Andrea Desogus. O presidente da Alepe destacou que a Casa está de portas abertas ao corpo diplomático do país europeu e à comunidade ítalo-brasileira em Pernambuco. “Estamos à disposição para colaborar no que for possível. Seja na interlocução entre empresas locais e grupos italianos, seja no apoio a qualquer iniciativa que a Embaixada promova para incrementar turismo, negócios e fortalecimento de laços culturais entre Pernambuco e a Itália”, disse. Durante a visita, Mario Ricardo enfatizou que Pernambuco é terra de oportunidades e colocou a Comissão de Desenvolvimento e Turismo para contribuir em eventuais prospecções de empresas italianas no estado. Por sua vez, Lula Cabral informou que a Itália é uma das nações que concorrem, este ano, ao prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco que a Comissão de Assuntos Internacionais concede anualmente. O embaixador aproveitou para afirmar que a Itália merece ser escolhida e se comprometeu a voltar ao Recife para participar da premiação e festejar a condecoração. A entrega deve acontecer entre os meses de outubro e novembro.
“Falta alguém que comande e que lidere o Cabo”, Afirma Jamerson Batera
O segundo pré-candidato a prefeito do Cabo de Santo Agostinho ouvido pelo nosso blog é o vereador Jamerson Batera (PSB). Parlamentar de primeiro mandato, fazia parte da base de sustentação do prefeito Keko do Armazém (PP) até poucos dias. “Deixei a gestão porque não escuta as pessoas, não escuta os vereadores. Nós não tínhamos resposta das nossas demandas, não tinha resolução. O que mudou depois da minha saída da base”, questiona Jamerson. O pré-candidato afirmou durante a entrevista que falta liderança no atual prefeito. ” Falta liderança política e administrativa. Falta comando, falta o papel de liderar, falta alguém que coloque ordem na casa. Não sabemos quem manda na prefeitura. Não tem quem lidera os secretários”, afirmou Jamerson. O vereador disse que tem construído uma pré-campanha com muita união e tentando quebrar a polarização de dois grupos políticos. “Há 20 anos, a cidade está sendo governada pelo mesmo grupo político, mas tenho a certeza que o Cabo será devolvido aos cabenses. Sou uma pessoa que vivencia a dor do povo nas comunidades, escutando as demandas da população. Minha disputa não é pelo poder, é pela representatividade dos mais carentes”, disse Jamerson. A questão da violência está na pauta do pré-candidato. ” O Cabo cresceu sem planejamento. Estamos há mais de 20 anos vivendo uma ausência de políticas públicas. Suape chegou, investiu pesado na geração de empregos, mas os nossos jovens estavam despreparados. Faltou e falta qualificação profissional. Falta investir em educação, lá na base, lá na periferia onde moram os jovens mais carentes”, denuncia Jamerson, afirmando que é preciso investir nos jovens de 18 a 25 anos, que são, na sua maioria vítimas dos homicídios no Cabo. Na Saúde, Jamerson Batera disse que é preciso acabar com os vícios. “Há muitos anos que existe um câncer na saúde do Cabo. São vícios que perpetuam dentro daquela secretaria e a população é que paga o preço. Precisamos melhorar a oferta dos serviços e também o atendimento. Temos que melhorar a infraestrutura dos postos de saúde e investir na qualificação dos profissionais para poder oferecer um serviço de qualidade”, disse.
Unidades do Expresso Cidadão da Região Metropolitana passam a contar com parceria do TRE-PE
O Programa Expresso Cidadão, da Secretaria de Administração (SAD), amplia a oferta de serviços à população e passa a disponibilizar atendimentos realizados pela Justiça Eleitoral. A ação, que é fruto da parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), começa nesta segunda-feira (18) nas unidades do Pina (Shopping RioMar), Boa Vista (Shopping Boa Vista) e Olinda (Shopping Patteo). Para ter acesso aos serviços, é necessário realizar o agendamento pelo site do Tribunal (tre-pe.jus.br). De acordo com a superintendente do Programa Expresso Cidadão, Renata Andrade, firmar parceria como essa é fornecer à população o acesso a diversos serviços. “É o Programa Expresso Cidadão cumprindo o seu papel de ofertar mais serviços à sociedade em um só local, trazendo mais conforto, segurança e comodidade”, avaliou. A iniciativa tem como meta ampliar o atendimento aos eleitores, principalmente os que precisam coletar a biometria, aqueles que vão tirar o 1º título ou que precisem atualizar seu cadastro biométrico. As unidades contam com capacidade para receber eleitores de qualquer cidade do Estado e os atendimentos serão realizados de segunda-feira a sábado, das 8h às 14h (exceto nos feriados). Segundo o TRE-PE, a disponibilização desses novos locais e a ampliação dos horários integram um conjunto de medidas que visam oferecer mais possibilidades aos eleitores e eleitoras na reta final do fechamento de cadastro eleitoral, no dia 8 de maio, último dia para tirar o título, mudar o domicílio eleitoral, regularizar a situação eleitoral e a prestação de qualquer serviço da Justiça Eleitoral. Quanto aos serviços de mudança de domicílio eleitoral, autodeclaração como pessoa com deficiência no cadastro eleitoral, pagamento de multas para regularização da situação eleitoral ou obtenção de certidões negativas, o Tribunal alerta que eles podem ser realizados exclusivamente pelo autoatendimento ao eleitor, sem a necessidade de se dirigir a uma unidade.
Lideranças do grupo verde se filiam ao PP
Na noite do último sábado (16), lideranças do grupo verde de Santa Cruz do Capibaribe, no agreste Setentrional do Estado, se filiaram ao Partido Progressista (PP). Entre os novos membros da legenda está o presidente da Câmara de Vereadores, Zeba Climério, a vereadora Nega da ONG e os empresários Alan César, Valmir Ribeiro, Miro da Cohab e Clécia Moreira. O atual presidente do diretório municipal do PP, Robson Ferreira, participou do ato de filiação e destacou que o momento é de buscar a unidade em prol do desenvolvimento da Capital das Confecções. “Todos nós aqui, temos um único desejo, trabalhar com determinação por Santa Cruz, por isso, daqui pra frente iremos montar e depois apresentar o projeto que melhor reunir os propósitos dessa nova formação do PP na cidade,” destacou Robson. O empresário Valmir Ribeiro, que recentemente teve o seu nome ventilado para a disputa pelo Palácio Braz de Lira, ressaltou que “com a nossa chegada ao PP, iremos discutir qual será o melhor caminho, se a pré-candidatura de Robson, se a minha pré-candidatura ou até mesmo de um outro nome, mas tudo será conduzindo como sempre foi feito até então, com diálogo e clareza com os membros do grupo,” frisou Valmir. Os nomes de Valmir Ribeiro e de Alan César tornam-se público após o vereador Capilé da Palestina (PSD), internamente, ter retirado a sua pré-candidatura a chefe do Executivo, e ter incentivado, ambos os empresários, a se colocarem à disposição do grupo para o pleito de outubro. Assim que o novo diretório for montado, Alan César assumirá a presidência da legenda. Essa nova roupagem do partido, no cenário local, conta ainda com o total apoio do deputado federal e presidente estadual da sigla, Eduardo da Fonte.
Governadora Raquel Lyra entrega Centro de Qualificação da Mulher e inaugura Casa do Trabalhador e Casa da Trabalhadora
Três espaços de empregabilidade foram inaugurados, nesta segunda-feira (18), pela governadora Raquel Lyra. A Casa do Trabalhador e a Casa da Trabalhadora, localizados no Bairro da Boa Vista, no Recife, foram as primeiras unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE) a entrarem em operação no país, ampliando e modernizando a tradicional Agência do Trabalho. E com o propósito de promover a independência financeira das cidadãs pernambucanas, ainda foi entregue o Centro de Qualificação da Mulher, espaço exclusivo para atender ao público feminino que busca por qualificação e orientação profissional. As iniciativas são resultado de parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A gestora visitou as instalações dos prédios, descerrou as placas de inauguração e conversou com os funcionários. Em seu discurso, Raquel Lyra lembrou do saldo positivo de empregos formais gerados no Estado neste início do ano. “Pernambuco começou o ano com a geração de 2,2 mil postos de trabalho, sendo o segundo maior gerador de empregos no Nordeste. Celebramos esses números entregando a primeira Casa do Trabalhador do Brasil sendo inaugurada aqui, resultado de parceria com o governo federal, através do Ministério do Trabalho”, disse, destacando a importância da criação do espaço voltado ao público feminino. “Estamos garantindo locais mais acolhedores àquelas que buscam emprego. A Casa da Trabalhadora é inédita no país. Sabemos das peculiaridades e dificuldades que as mulheres têm para acessar o trabalho, então entregamos esse espaço às pernambucanas”, ressaltou. Previsto no programa de governo da atual gestão, o Centro de Qualificação da Mulher tem o objetivo de proporcionar formação sociopolítica, técnica e empreendedora. Serão ofertados cursos de capacitação em temáticas alinhadas à necessidade do mercado de trabalho e conforme a vocação econômica local, que abordarão desde o desenvolvimento das habilidades comportamentais às competências técnicas. A unidade já conta com cronograma de capacitações, que terá início nesta quarta-feira (20) e pode ser consultado no site www.sedepe.pe.gov.br. Para o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, os equipamentos representam mais humanização no atendimento. “A Casa do Trabalhador surgiu para ampliar a carta de serviços do SINE. E quando incluímos empreendedorismo, laboratório de informática e ações específicas, como local próprio para o aleitamento materno, estamos humanizando nossa rede e gerando fomento à geração de emprego e renda”, disse. Já a Casa da Trabalhadora é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, executada com a aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O espaço é exclusivo para o público feminino, contando com orientação empreendedora e apoio psicológico. O diferencial é que a estrutura ganhou fraldário, área para amamentação e brinquedoteca para atender às mães que buscarem atendimento. “A proposta da Casa do Trabalhador, que é a nova roupagem da Agência do Trabalho, vai além do cadastro de currículos. Queremos oferecer, de uma forma ainda mais consistente, a orientação profissional, melhorar o cadastramento de vagas pelas empresas e aprimorar o atendimento ao trabalhador, para que ele possa, rapidamente, se colocar ou recolocar no mercado”, afirma Secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires. Funcionando no mesmo endereço, na rua da Aurora, número 425, na Boa Vista, a Casa do Trabalhador é resultado da requalificação da tradicional Agência do Trabalho, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A previsão é de que todas as 24 unidades do Sistema Nacional de Emprego em Pernambuco passem por essa mudança até o fim de 2026. Presente no evento, o deputado estadual Antônio Moraes destacou as ações do Governo do Estado. “Durante esse pouco tempo de Governo, Raquel Lyra tem se preocupado bastante com todos os pernambucanos e em especial com as mulheres. E a prova disso são os projetos de lei que a governadora tem encaminhado à Assembleia Legislativa. E a gestão pode contar com a Alepe para a aprovação dos projetos que sejam encaminhados para melhorar e mudar a história do povo pernambucano”, disse. Além do cadastro de currículos e orientação profissional, as unidades irão oferecer intermediação de mão de obra; qualificação profissional, habilitação ao seguro desemprego, orientação para emissão de documentação trabalhista, informações sobre direitos trabalhistas, apoio ao microempreendedor e dicas sobre economia solidária. Estiveram presentes os deputados estaduais Débora Almeida, Romero Sales, João de Nadegi e Antônio Morais, os secretários estaduais Hercílio Mamade (Casa Militar), Mauricelia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Ismênio Bezerra (Criança e Juventude), os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas) e Nadegi Queiroz (Camaragibe). Também compareceram Gabriela Tavares, vice-procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco representando Ana Carolina Lima Vieira, procuradora chefe do órgão; Bruno Salvador, diretor administrativo da FIEPE; Fausto Pontual, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae; Angella Mochel, presidente da AGE e Tiago Mota, diretor de trabalho emprego e renda do Ministério do Trabalho.
Governadora Raquel Lyra celebra contrato de 50 beneficiários para compra de imóveis em Jaboatão dos Guararapes
“Eu já tentei comprar minha casa antes, mas nunca consegui porque minha renda era sempre muito baixa para dar entrada. Agora eu digo para que nunca desistam dos seus sonhos, porque eu consegui realizar o meu”. Foi assim que Wanessa da Silva, de 34 anos, se sentiu após assinar o contrato da sua casa própria ao lado da governadora Raquel Lyra e da vice-governadora Priscila Krause. A compra do primeiro imóvel dela foi possível através do programa Morar Bem – Entrada Garantida, oferecido pelo Governo do Estado. Nesta segunda-feira (18), a governadora celebrou as primeiras 50 assinaturas de contratos de compra do Residencial Novo Curado, localizado em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A cerimônia aconteceu na Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF), em Santo Amaro, no Recife. A governadora destacou que a política de habitação social é uma das prioridades do governo. “O Governo de Pernambuco vem trabalhando, desde sempre, para garantir uma política habitacional verdadeira no nosso Estado, através do programa Morar Bem. Uma de suas versões, além da entrega de títulos de propriedade e da conclusão de obras que estão inacabadas, é o programa Morar Bem – Entrada Garantida. Ele garante que o Governo do Estado possa subsidiar, com até R$ 20 mil, uma entrada para o imóvel. Estamos estimulando a construção civil em Pernambuco, gerando emprego e renda, garantindo o sonho da casa própria para muita gente, como hoje estamos fazendo para 50 famílias”, ressaltou a governadora. A modalidade Entrada Garantida permite a entrega, por parte do Governo Estadual, de até R$ 20 mil para famílias com renda de até dois salários mínimos poderem comprar seu primeiro imóvel. A obra do Residencial Novo Curado ainda será iniciada, sendo financiada pela CEF, agente operador do Minha Casa Minha Vida do governo federal e parceiro do Morar Bem PE. O prazo contratual da Caixa para a entrega do residencial é de 36 meses. “A gente não tinha, em Pernambuco, uma demanda de produtos para essa faixa de renda, de até dois salários mínimos, que compõem fortemente o nosso déficit habitacional. As famílias saem do aluguel para pagar, aproximadamente, o valor que já pagavam, mas agora na sua casa própria. E nesses contratos de hoje, mais de 60% será para beneficiárias mulheres”, registrou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes. “A iniciativa do Governo de Pernambuco integrada ao programa Minha Casa Minha Vida traz essa realização fantástica, que além de gerar emprego e renda, promove moradia aos que mais precisam”, disse o superintendente da Caixa Econômica Federal em Pernambuco, Paulo Nery. Para as pessoas que se enquadram no Minha Casa Minha Vida Faixa 1 (renda de até dois salários mínimos), o subsídio do governo federal pode atingir até R$ 55 mil. Com a Entrada Garantida do governo do Estado, a família receberá outro complemento de R$ 20 mil. Combinando os dois benefícios, totaliza-se R$ 75 mil em subsídios que serão deduzidos do valor total do imóvel, com valor de mercado de até R$ 190 mil. O Residencial Novo Curado é composto por 320 unidades habitacionais, distribuídas em oito blocos, com apartamentos a partir de 44 m². “Do total de unidades, a VL Construtora deve destinar pelo menos 280 para o programa Morar Bem PE. Temos muito orgulho de poder proporcionar essas histórias através do programa”, explicou o diretor comercial da construtora, Luiz Taboas. Cada unidade conta com sala de estar e jantar, dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço e uma vaga de estacionamento. Além disso, o empreendimento oferece uma completa área de lazer com piscina, deck, salão de festas, espaço de jogos, churrasqueira, espaço fitness, entre outras áreas. Os contratos assinados nesta segunda-feira são chamados de assinaturas de demanda mínima, que, neste caso, foram garantidas pelos beneficiários do Morar Bem. Este é um requisito que a CEF exige para liberar o financiamento de um empreendimento imobiliário que ainda está em construção ou em lançamento. É uma garantia de que o empreendimento tenha viabilidade econômica e financeira. O percentual de demanda mínima pode variar de 30% a 70% do total de unidades do empreendimento.
Sintepe convoca professores e demais servidores da educação a parar atividades nesta terça-feira (19)
Hoje (19) a Rede Estadual de Ensino vai parar suas atividades por 24 horas devido a convocação do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), pelo Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial, Carreira e em defesa do Ensino Médio. Não haverá aulas nas escolas estaduais de Pernambuco e em diversos municípios. O Sintepe vai realizar um Ato Público em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco a partir das 14h. O Sindicato já apresentou a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial Educacional 2024 com 49 itens para debater nas negociações com o Governo. O Sindicato visa destacar três das principais demandas da Campanha Salarial Educacional 2024 como as eleições para Diretor/a de Escola, o Piso Salarial e seu Impacto na Carreira e a Reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). O Sintepe informa também que desde janeiro o Governo do Estado não se manifestou sobre o reajuste do Piso Salarial na carreira da educação, como determina a Lei Federal 11.738/2008, a Lei do Piso do Magistério. Em 2023, o Governo de Pernambuco deixou de fora de qualquer reajuste salarial mais de 52 mil trabalhadores em educação. Protestos Os atos estão programados para os municípios de Recife, Petrolina, Caruaru e Palmares em mais uma das atividades que serão realizadas no âmbito da Campanha Salarial Educacional 2024 do Sindicato. Confira os locais em que haverá atos nesta terça (19): Recife: Em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), às 14h. Endereço: Rua da União, 397 – Boa Vista, Recife-PE. Caruaru: Em frente ao Grande Hotel, às 9h. Endereço: Av. Rio Branco, 365, Centro, Caruaru-PE. Palmares: Na Praça Dr. Paulo Paranhos, às 10h. Endereço: Rua Dr. Paulo Paranhos, 2 – São Sebastião, Palmares-PE. Petrolina: Na Praça do bambuzinho, às 9h30. Endereço: Av. Souza Filho, 675 – Centro, Petrolina – PE.