Recebido por Álvaro Porto, embaixador italiano quer aproximar país europeu de PE

Em visita institucional à Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta terça-feira (19), o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, ressaltou o interesse do país europeu em estreitar laços econômicos, sociais e culturais com o estado. Recebido pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto, o embaixador informou que é plano da Embaixada se aproximar cada vez mais das comunidades ítalo-brasileiras nas diferentes regiões do país.

Por sediar o consulado que atende ao Nordeste, Pernambuco tem papel estratégico nesta investida. Atualmente, o Brasil conta com 32 milhões de descendentes de italianos. Destes, 500 mil estão espalhados pelos nove estados nordestinos.

Ex-conselheiro diplomático do parlamento italiano, o embaixador considera a aproximação com a Alepe fundamental neste processo. “Para mim, o parlamento é especial. É, realmente, uma honra estar aqui em Recife para conversar sobre ”, disse Cortese, enfatizando a importância de poder falar sobre o trabalho da embaixada e de ouvir parlamentares pernambucanos.

Além de Porto, participaram do encontro, os deputados Lula Cabral, presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, e Mario Ricardo, presidente da Comissão de Desenvolvimento e Turismo da Assembleia Legislativa. Cortese estava acompanhado da cônsul da Itália no Recife, Nicoletta Fioroni, e do chefe do setor consular da embaixada da Itália, Andrea Desogus.

O presidente da Alepe destacou que a Casa está de portas abertas ao corpo diplomático do país europeu e à comunidade ítalo-brasileira em Pernambuco. “Estamos à disposição para colaborar no que for possível. Seja na interlocução entre empresas locais e grupos italianos, seja no apoio a qualquer iniciativa que a Embaixada promova para incrementar turismo, negócios e fortalecimento de laços culturais entre Pernambuco e a Itália”, disse.

Durante a visita, Mario Ricardo enfatizou que Pernambuco é terra de oportunidades e colocou a Comissão de Desenvolvimento e Turismo para contribuir em eventuais prospecções de empresas italianas no estado.

Por sua vez, Lula Cabral informou que a Itália é uma das nações que concorrem, este ano, ao prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco que a Comissão de Assuntos Internacionais concede anualmente. O embaixador aproveitou para afirmar que a Itália merece ser escolhida e se comprometeu a voltar ao Recife para participar da premiação e festejar a condecoração. A entrega deve acontecer entre os meses de outubro e novembro.