Mano Medeiros comemora números que colocam Jaboatão em 1º lugar no Índice de Convergência Contábil divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado

Em documento divulgado nesta quinta-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) detalhou o relatório 2023 do Índice de Convergência e Consistência Contábil (ICCPE). Jaboatão dos Guararapes obteve um índice de 99,61% do atendimento dos requisitos propostos, ficando em 1º lugar entre os 184 municípios pernambucanos . O município ficou com 383,50 de um total de 385 pontos, atingindo 99,61% de atendimento dos requisitos analisados das demonstrações contábeis, referentes ao exercício de 2022, conquistando assim a primeira colocação no Estado, ficando à frente do Recife (91,17%). “Este resultado demonstra o compromisso da gestão do prefeito Mano Medeiros com a transparência das informações divulgadas à população, bem como em relação à qualidade dos gastos públicos e o equilíbrio fiscal do município”, destacou o secretário de Planejamento e Fazenda, Cesar Barbosa. O prefeito Mano Medeiros reforçou o empenho da gestão com a otimização das metodologias, o cuidado na aplicação dos recursos públicos, rigorosidade com a gestão e a valorização dos servidores. “Essa é uma marca de nosso Governo e um compromisso assumido com muita vontade pelos servidores. Esses números divulgados pelo Tribunal de Contas mostram que estamos no caminho certo, fazendo uma gestão eficiente e transparente”, destacou O levantamento é bianual e avalia a adequação da estrutura e o grau de confiança das informações nos demonstrativos contábeis das Prefeituras, nesse caso, relativos ao ano de 2022. A ferramenta contribui para melhorar a qualidade dos dados fornecidos e a transparência da gestão pública. O cálculo do ICCPE considera como critérios a estrutura e a forma de apresentação dos balanços orçamentário, financeiro e patrimonial, demonstrações das variações patrimoniais, fluxo de caixa, consistência dos saldos de balanços, entre outros. Em sua 5ª edição, o estudo trouxe mudanças em sua metodologia. A principal delas é a verificação do cumprimento de procedimentos contábeis, previstos no Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), instituído pela Portaria STN nº 548/2015. Outra novidade foi o aumento do peso atribuído às notas explicativas das demonstrações contábeis, estimulando os municípios na elaboração de notas explicativas úteis ao cidadão. Também aumentou a exigência para que o município alcançasse o grau moderado no ICCPE. Regulamentado pela Resolução TC nº 128/2021, o índice foi lançado pelo TCE-PE em 2016 para verificar o cumprimento das regras e normas previstas pela nova contabilidade pública brasileira pelas prefeituras pernambucanas, exigidas pela STN.  

Ipojuca é finalista em duas categorias no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024

O trabalho de transformação de vidas através da qualificação profissional, intermediação de vagas de empregos, articulação com as empresas junto ao banco de candidatos e de estímulo ao empreendedorismo realizado pela Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é novamente reconhecido no âmbito estadual. Dois projetos submetidos pela administração municipal foram selecionados como finalistas para concorrer ao 12° Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. As iniciativas habilitadas na premiação são a Agência de Oportunidades, Resultados e Aprendizagem (Agora Ipojuca), na categoria Inclusão Produtiva, e o projeto de Empreendedorismo na Escola. “São projetos que muito nos orgulham, pois, por orientação da prefeita Célia Sales, estamos garantindo aos ipojucanos beneficiados com esses projetos a possibilidade de um futuro melhor. Só através do Agora Ipojuca já foram milhares de pessoas contempladas com a realização de cursos e capacitações, de orientação profissional e de intermédio e encaminhamento para vagas de emprego. Já o Empreendedorismo na escola é uma realização com pouco mais de um ano e que leva para as escolas do município noções de empreendedorismo, tanto para os estudantes como cursos e capacitações para a comunidade escolar, envolvendo os pais e professores”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca, Puran Medeiros. Ipojuca já passou pela etapa de visita técnica de consultores do Sebrae para validar as informações sobre os projetos classificados. Agora, o município aguarda o resultado final da escolha das cidades vencedoras em 1°, 2° e 3° lugar em cada uma das categorias. A cerimônia de premiação acontece no próximo mês de abril durante o encerramento da etapa estadual do 12° Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Festival de Jazz do Recife invade o Parque Santana no dia 23 de março

O charmoso Parque Santana, no coração da Zona Norte recifense, vai se deixar levar pelos embalos do jazz. O espaço vai receber, no próximo dia 23 de março, a primeira edição do Festival de Jazz do Recife. Com a participação de artistas de renome local e nacional, a exemplo do cantor Jorge Vercillo, da cantora Liv Moraes, do maestro Spok e das bandas Vintage Pepper e Uptown Band, o festival é uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer. O evento integra a programação de comemorações do aniversário de 487 anos da capital pernambucana. Os shows são gratuitos e vão acontecer a partir das 15h30. Durante conversa, na tarde desta quinta (14), com alguns artistas que vão se apresentar no festival, o secretário Antonio Coelho sublinhou o charme do evento e também a oportunidade de utilizar espaços públicos em ações que agreguem valor à cidade e aos cidadãos. “Temos a expectativa de fazer um evento grande, organizado, que agregue valor ao Recife. Vai ser algo muito positivo para a nossa cena cultural. Além disso, também faz parte da nossa pretensão dar mais vida aos nossos espaços públicos. O Parque Santana é um dos mais bonitos que a gente tem, com uma ótima localização. Apostamos no sucesso do evento”, pontuou o gestor, ressaltando o caráter acolhedor do Parque e seu grande potencial para a realização de atividades culturais. O secretário recebeu, em seu gabinete, as cantoras Liv Moraes, Adriana Papaleo (Uptown Band) e Bianca Vieira (Vintage Pepper). Ao longo da conversa, o secretário externou ainda a intenção de tornar o festival, a partir desta edição, uma atividade perene, fazendo com que a cidade passe a ter um selo próprio nesse cenário musical. “O Festival de Jazz do Recife tem potencial para se transformar em uma atração fixa no calendário de eventos da nossa cidade. Vamos trabalhar para inseri-lo no circuito do gênero como um produto cultural assim como outros que já existem em diversas partes do mundo, reunindo na programação diversos estilos musicais, a exemplo do jazz, blues, outros tipos de música instrumental, erudita, cultura popular e bossa nova”, assinalou. O Festival de Jazz do Recife vai levar ao Parque Santana um formato leve, espontâneo, em uma verdadeira celebração à música. Artistas locais e nacionais vão promover uma grande interação entre si ao mesmo tempo em que estabelecem uma conexão com o público presente. No intervalo das apresentações, a Móbile Jazz Band será responsável por animar o público. PROGRAMAÇÃO 15h30 – Derico e Sexteto do Jô com maestro Spok 17h – Vintage Pepper e Jefferson Gonçalves 18h30 – Uptown Band com Armandinho, Eric Assmar e Liv Moraes 20h – Serial Funkers com Simoninha, Luana Camarah e Léo Gandelman 21h30 – Jorge Vercillo – A Móbile Jazz Band vai tocar nos intervalos das apresentações do palco

Com a presença de Marília Arraes, Lula Cabral anuncia pré candidatura a prefeito do Cabo

Durante entrevista agora pela manhã na Rádio Cabo FM, a vice presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, anunciou a pré candidatura do deputado estadual, Lula Cabral a prefeito do Cabo de Santo Agostinho. Marília também vai abonar a ficha de filiação de diversos pré candidatos ao legislativo municipal. Durante a entrevista, Lula Cabral bateu pesado no clima de insegurança e violência que a cidade vem passando. “No Cabo se mata quase todos os dias, só nesta semana já são quase 10. Em Ponte dos Carvalhos, uma criança de 13 matou outra de 14 e estamos vendo nossas autoridades do município e do Estado caladas. A violência no Cabo virou normalidade”, denunciou Cabral. Lula disse ainda que está ouvindo as pessoas para elaborar o seu programa de governo. “Tenho ouvido a sociedade, estou conversando com as pessoas. Meu slogan é que ninguém faz nada sozinho. Não vou nacionalizar a disputa do Cabo. Não é o governo federal, não é o governo do estado que vão resolver a eleição no Cabo. Quem vai resolver é o povo do Cabo. É com os cabenses que vamos trabalhar e reconstruir a cidade”, disse Cabral. O pré candidato antecipou que terá o apoio do prefeito do Recife, João Campos e que nos próximos dias estará recebendo o herdeiro de Eduardo Campos no Cabo.

ACS-PE garante audiência pública na Alepe para discutir faixas salariais da PM e BM

Após luta da Associação Pernambucana de Cabos e Soldados (ACS-PE) policiais e bombeiros militares serão ouvidos em audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no próximo dia 20 de março. O presidente da ACS/PE, Luiz Torres, principal articulador da medida, vai representar a categoria na discussão.  Para Torres, o Projeto de Lei Complementar que elimina as faixas salariais não está claro. Segundo a ACS, o modelo adotado pelo governo anterior traz prejuízos, mas a mudança proposta pela governadora Raquel Lyra não ouviu a categoria e ainda carrega desigualdade. Com o objetivo de serem escutados, a Associação convoca policiais e bombeiros militares a comparecerem na audiência. “Estamos do lado da nossa categoria e queremos ser ouvidos. Estamos cansados de diariamente sermos alvos de decisões, muitas das vezes, autoritárias. Os mais de 30 mil policiais e bombeiros de Pernambuco merecem respeito”, concluiu o presidente da ACS/PE.

Silvio Costa Filho anuncia apoio a Márcia Conrado e leva Republicanos para base aliada à prefeita

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estará pessoalmente em Serra Talhada neste sábado, 16 de março, para oficializar o apoio do partido Republicanos à reeleição da atual prefeita Márcia Conrado. O anúncio ocorrerá em um ato público marcado para às 12h30, na Concha Acústica. O gesto do Republicanos representa uma aliança estratégica para fortalecer a candidatura de Márcia Conrado e reafirma o comprometimento do partido com os ideais e a gestão da atual prefeita. O engajamento de Silvio Costa Filho evidencia a dedicação do Republicanos em torno da candidatura de Márcia Conrado. E amplia a base partidária de apoio à atual gestão. “Essa é mais uma aliança em favor de Serra Talhada, unindo aqueles que querem se engajar neste projeto porque entendem que ele tem mudado para melhor a vida do povo de nossa cidade”, afirmou Márcia Conrado. Recentemente, oito vereadores que divergiram da posição do Progressista reafirmaram apoio à prefeita, mantendo-se na bancada de situação. “Fico muito feliz com esse mais esse movimento de apoio capitaneado pelo ministro Silvio Costa, que tem realizado grande trabalho em favor do Brasil e de Pernambuco, e sabe que aqui em Serra nós também nos pautamos por uma gestão comprometida em resolver as demandas da população e da cidade”, completou. Além do ministro, o evento que vai celebrar o apoio do Republicanos à reeleição de Márcia contará com a participação de lideranças partidárias, comunitárias e apoiadores.

Procuradoria Geral de Olinda tem mulher no comando

Pela primeira vez na atual gestão da Prefeitura de Olinda, uma mulher assume a Procuradoria Geral do Município. A advogada Dayseanne Monteiro assumiu o posto nesta quinta-feira (14.03) e aumentou a lista de órgãos chefiados por mulheres. Somando as 16 secretarias, a Procuradoria, a Agência de Desenvolvimento e Geração de Emprego e Renda de Olinda e o Olimprev (Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Olinda), 11 mulheres ocupam o cargo mais alto. “É uma honra e um privilégio ocupar esse posto. Mais do que nunca significa o reconhecimento e a importância de se ter uma mulher ocupando espaços que, historicamente, eram dos homens. Cada vez mais, isso demonstra que estamos caminhando para uma sociedade mais igualitária, onde as mulheres podem ser ouvidas e estarem representadas em espaços de destaque e liderança”, ressaltou Dayseanne. Na nova missão, a procuradora quer deixar a marca de um órgão que esteja cada vez mais próximo das demais secretarias. “Para não ser apenas um órgão de representação judicial, mas também de acompanhamento, aconselhamento e assessoramento”. Dayseanne Monteiro é formada em Direito e pós-graduada em Licitações e Contratações Públicas. Sua atuação no serviço público tem foco no Direito Administrativo, licitações e contratações. Ela atuou como procuradora no município de Moreno e foi secretária de Administração de Igarassu, também prestando assessoria jurídica em Jaboatão dos Guararapes. Em Olinda, coordenou a Central de Licitações e foi subprocuradora extra-judicial.

Vitória para Branco de Geraldo: Prefeito de Jurema tem contas aprovadas após novo julgamento recomendado pelo MPC-PE à Câmara de Vereadores

Um fato inédito movimentou a política na cidade de Jurema, no Agreste. O Prefeito Branco de Geraldo (PDT), teve na última quarta-feira (13), as contas do exercício de 2021 aprovados por seis votos favoráveis a três, na Câmara Municipal. A votação aconteceu após recomendação de urgência por um novo julgamento feita pelo o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), que após a primeira votação realizada em dezembro do ano passado identificou irregularidades no julgamento feito pelos vereadores. Em dezembro a maioria dos vereadores foram contra da recomendação do Tribunal de Contas e reprovaram as contas do atual Prefeito com um placar de 6 votos pela rejeição a 3 pela aprovação. O Presidente da Câmara Municipal de Jurema, Haroldo Morais (PDT), detalha como ocorreu o rito na Casa Legislativa. “O primeiro passo foi tornar nulo a resolução que reprovou as contas no julgamento realizado em  dezembro. Após isso, à comissão de Finanças e Orçamento emitiu o parecer para que fosse realizado um parecer para realização de de um novo projeto de resolução obedecendo todos os trâmites recomendados pelo o Tribunal de Contas”, detalhou. Entenda o caso: O Prefeito Branco de Geraldo teve suas contas relativas ao exercício de 2021 reprovadas na Câmara de Vereadores no último mês de dezembro de 2023. Mesmo com a recomendação de aprovação emitida pelo Tribunal de Contas, os parlamentares em sua maioria votaram pela reprovação. O gestor municipal recorreu da decisão junto ao MPC-PE, que em tempo recorde recomendou pela anulação do primeiro julgamento e a realização de uma segunda votação. Em tempo: Os vereadores que votaram inicialmente pela reprovação das contas do atual gestor, contam em discursos feitos no plenário da Câmara, que foram enganados pelo o grupo de oposição ao atual gestor de Jurema.

Ponte do Engenho Santana é inaugurada pelo prefeito Mano Medeiros

Com uma grande participação popular, o prefeito Mano Medeiros entregou nesta quinta-feira (14), a Ponte do Engenho Santana, em Dois Carneiros. Moradores das comunidades vizinhas começaram a circular pela ponte que tem 48,60 metros de extensão e 4,80 metros de largura e permite a circulação de pessoas e veículos, mercadorias, transporte escolar e de entregas. A obra custou cerca de R$ 1,4 milhão, dos quais R$ 537 mil são procedentes de recursos municipais e R$ 865 mil captados através de convênios com o Governo Federal. A antiga ponte foi totalmente destruída pela enchente do Rio Jaboatão em 2022. Construída em concreto, a nova ponte possui 48,60 metros de extensão e 4,80 metros de largura, destinada ao tráfego de veículos, beneficiando 120 famílias da localidade. Na solenidade de inauguração, Mano Medeiros relembrou o episódio de 2022 e disse que a nova ponte vai resgatar a economia local, aumentar o tráfego de veículos e a circulação de pessoas e valorizar a região. “É um momento histórico e que nos dá grande satisfação. Estivemos várias vezes no local, conversando com as pessoas e sentindo o drama da comunidade. Com essa inauguração, a Ponte do Engenho Santana está resgatando a vida, o comércio e a agricultura da população. As pessoas agora podem ter acesso com mais facilidade a diversos serviços, como saúde e educação”, comentou Mano. CARAVANA – Comemorando a inauguração da ponte, a população da comunidade de Santana também recebeu as ações da Caravana Mais Jaboatão. O mutirão ofereceu  serviços de saúde e ações sociais como vacinação, atendimento médico e odontológico, emissão de documentos, corte de cabelo, entre outros.

“É preciso olhar primeiro para os que mais precisam”, diz Elias ao apontar inversão de prioridades da gestão Mano Medeiros

Ex-prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT) voltou a demonstrar preocupação com a falta de planejamento e o que classificou como “inversão de prioridades” por parte da gestão Mano Medeiros (PL) no setor de prevenção a desastres naturais em áreas de morro. Em uma publicação em seu perfil oficial no Instagram, Elias observou os constantes alagamentos em vias públicas nas sete regionais do município, e reforçou que tem acompanhado de perto o apelo e o sofrimento da população devido à ausência de ações efetivas nas regiões de barreira. “A atual gestão não consegue elencar corretamente as prioridades, preferindo gastar milhões em obras que poderiam esperar. Enquanto isso, em outros pontos da cidade, a população anseia por intervenções urgentes e que são fundamentais até para manutenção da vida. Uma inversão total de prioridades”, disse o pré-candidato do PT ao Executivo ao se referir ao gasto de quase R$ 8 milhões por parte da prefeitura para construção de um calçada na orla da cidade. “É mais uma estratégia da atual gestão para tentar encher os olhos dos passantes. Claramente, não há dúvida alguma de que estamos diante de mais uma obra eleitoreira”, acrescentou. Quarta cidade do país com o maior número de pontos de risco, Jaboatão dos Guararapes foi palco de uma tragédia que vitimou 64 pessoas em 2022 causada pelo deslizamento de barreiras. Foi quando Elias mencionou a descontinuidade, por parte da gestão Anderson Ferreira/Mano Medeiros, de programas iniciados em seu governo (2009-2016), medidas que resultaram em mais de 290 obras de contenção de encostas por toda a cidade. “Realizamos obras que mudaram a vida das pessoas, afinal, cuidar da nossa gente sempre foi e continua sendo uma prioridade. Caso vençamos a eleição, retomaremos a execução do projeto Caminho das Águas, com a continuidade dos planos de macro e microdrenagem da cidade. Foi a partir dessas iniciativas que executamos intervenções importantes como o revestimento dos canais da Garapeira e do Rio das Velhas, livrando aquelas áreas das graves inundações que ali ocorriam”, propôs Elias. “Retomaremos ainda a obra que deixamos em execução do canal de Cajueiro Seco, inclusive com recursos conveniados com o Governo Federal, obra esta a qual a inoperante e incompetente gestão do grupo do atual prefeito preferiu paralisar, deixando ao relento as áreas que seriam beneficiadas”, acrescentou. “A nossa decisão é no sentido de ‘pegar no pesado’ para retomar esses importantes projetos e fazer aquilo que não pode ficar para amanhã. A nossa decisão é no sentido de primeiro fazer para os que mais precisam. Essa é a palavra de ordem”, pontuou Elias.