Vitória para Branco de Geraldo: Prefeito de Jurema tem contas aprovadas após novo julgamento recomendado pelo MPC-PE à Câmara de Vereadores

Um fato inédito movimentou a política na cidade de Jurema, no Agreste. O Prefeito Branco de Geraldo (PDT), teve na última quarta-feira (13), as contas do exercício de 2021 aprovados por seis votos favoráveis a três, na Câmara Municipal. A votação aconteceu após recomendação de urgência por um novo julgamento feita pelo o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), que após a primeira votação realizada em dezembro do ano passado identificou irregularidades no julgamento feito pelos vereadores. Em dezembro a maioria dos vereadores foram contra da recomendação do Tribunal de Contas e reprovaram as contas do atual Prefeito

com um placar de 6 votos pela rejeição a 3 pela aprovação.

O Presidente da Câmara Municipal de Jurema, Haroldo Morais (PDT), detalha como ocorreu o rito na Casa Legislativa. “O primeiro passo foi tornar nulo a resolução que reprovou as contas no julgamento realizado em  dezembro. Após isso, à comissão de Finanças e Orçamento emitiu o parecer para que fosse realizado um parecer para realização de de um novo projeto de resolução obedecendo todos os trâmites recomendados pelo o Tribunal de Contas”, detalhou.

Entenda o caso: O Prefeito Branco de Geraldo teve suas contas relativas ao exercício de 2021 reprovadas na Câmara de Vereadores no último mês de dezembro de 2023. Mesmo com a recomendação de aprovação emitida pelo Tribunal de Contas, os parlamentares em sua maioria votaram pela reprovação. O gestor municipal recorreu da decisão junto ao MPC-PE, que em tempo recorde recomendou pela anulação do primeiro julgamento e a realização de uma segunda votação.

Em tempo: Os vereadores que votaram inicialmente pela reprovação das contas do atual gestor, contam em discursos feitos no plenário da Câmara, que foram enganados pelo o grupo de oposição ao atual gestor de Jurema.