Fortalecimento do MDB em Pernambuco é pauta de encontro de Miguel Coelho e Raul Henry

Em agenda na região metropolitana, o prefeito Miguel Coelho visitou, nesta quarta (07), o presidente estadual do MDB, Raul Henry. O encontro teve como pautas principais o fortalecimento da legenda partidária e o futuro de Pernambuco. O prefeito de Petrolina sugeriu a Henry ações e projetos para o partido iniciar um debate com lideranças de cada região pernambucana. Miguel acredita que o MDB terá papel decisivo na recuperação econômica do Estado. “Tenho dito que a reconstrução de Pernambuco passa por uma ampla articulação de lideranças e setores socioeconômicos. O MDB, com toda sua história, a experiência de políticos como Raul Henry, os senadores Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra, será um condutor para unir o Estado nessa crise tão profunda”, defendeu o prefeito de Petrolina após a reunião com Raul Henry. O gestor petrolinense ainda se encontrou nesta quarta com o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, para tratar de assuntos administrativos. A última agenda na Capital foi uma reunião com os deputados estaduais Romero Albuquerque e Antonio Coelho, a respeito da implantação de um castramóvel em Petrolina.

Aberto cadastramento para idosos a partir de 62 anos para vacinação contra Covid-19 no Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes abriu, nesta quarta-feira (16), o cadastramento para vacinação contra a Covid-19 de idosos a partir de 62 anos. A Secretaria Municipal de Saúde estima que cerca de seis mil idosos dessa faixa etária deverão receber a primeira dose nos oito pontos de drive-thru – com faixa rápida para pedestres – espalhados pela cidade. O agendamento da vacinação deve ser feito pelo aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. Diante dos avanços na campanha de imunização, o prefeito Anderson Ferreira determinou que, neste sábado (10), estarão em funcionamento, das 8h30 às 13h, todos os pontos de vacinação disponibilizados pela prefeitura. São eles: ad escolas municipais Iraci Teixeira (Curado) e Benjamin Constant (Socorro); a UniFG, o Shopping Guararapes e o Sesc, em Piedade; a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; o Palácio da Batalha e o Centro Cultural Miguel Arraes, ambos em Prazeres. “Vamos iniciar a vacinação desse novo público já na próxima semana, por isso é tão importante que filhos, netos, amigos e parentes, no geral, auxiliem esses idosos no cadastramento. Essa notícia ganha um peso ainda maior pela data de hoje, Dia Mundial da Saúde, oportunidade na qual quero, mais uma vez, reforçar a importância dos profissionais que estão, desde o início dessa pandemia, nos ajudando a combater o vírus e salvar vidas”, pontuou o prefeito Anderson Ferreira.

Projeto que concede 10% de desconto no IPTU do Recife avança em comissão na Câmara Municipal

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei do Executivo nº 10/2021, que institui o Programa Emergencial de Pagamento do IPTU e da TRSD relativo ao exercício fiscal de 2021. De acordo com a matéria, será concedido um desconto de 10% na cobrança dos impostos em parcelas já vencidas ou ainda a vencer neste ano. A reunião do colegiado foi realizada na tarde desta quarta-feira-feira (7), de forma remota, e conduzida pelo presidente da comissão Samuel Salazar (MDB), líder do Governo na Casa. A matéria deverá ser votada em plenário na próxima semana. “Pedimos a dispensa do prazo de emendas ao Projeto de Lei pois entendemos a necessidade urgente de ajudar a população oferecendo a possibilidade de desconto de 10% na taxa de IPTU e do lixo. É mais uma iniciativa que a Prefeitura do Recife, através do prefeito João Campos, ofecere aos cidadãos, buscado alternativas aos desafios socioeconômicos impostos pela pandemia”, enfatizou Samuel Salazar. Segundo a justificativa da Prefeitura do Recife, essa iniciativa faz parte de um grande esforço financeiro com vistas ao fornecimento de condições estruturais para o enfrentamento, pelo município, da situação calamitosa decorrente da pandemia causada pelo Covid-19, que vem exigindo do Poder Público medidas urgentes de contingência e de redução de impactos sociais e econômicos. “A Prefeitura do Recife tem feito um grande esforço financeiro no sentido de gerar melhores condições aos munícipes neste período tão difícil de pandemia”, declarou o relator do projeto Marco Aurélio (PRTB). Participaram da reunião os parlamentares, Aderaldo Pinto (PSB), Almir Fernando (PCdoB), Osmar Ricardo (PT).

Marco Aurélio Filho toma posse no Conselho de Turismo do Recife

Com uma forte atuação na Câmara Municipal do Recife no setor turístico e cultural, o vereador do Recife Marco Aurélio Filho (PRTB) tomou posse nesta quarta-feira (07/04) como membro titular do Conselho de Turismo do Recife (CONTURE). A reunião foi presidida pela Secretária Cacau de Paula e contou com a participação do Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, do Secretário-Executivo de Transformação Digital do Recife, Rafael Figueiredo, além de representantes da Cadeia Produtiva do Turismo e Sociedade Civil ligados ao setor. Durante a sua fala no encontro, o vereador Marco Aurélio Filho agradeceu a indicação e expôs sua satisfação em fazer parte do grupo. “Na Câmara do Recife tenho procurado levar alternativas para o desenvolvimento do Recife Antigo e do incentivo ao turismo nas comunidades. Fiquei feliz em ser indicado para o Conture com o objetivo de contribuir com um setor que é sinônimo de desenvolvimento para o municipio”, disse Marco Aurélio Filho. O parlamentar também falou sobre a importância do diálogo entre o trade turístico, empresários, o Sistema ‘S’, as instituições de ensino, o poder legislativo, bem como o poder executivo. Ainda na reunião ele destacou algumas pautas que têm defendido na Casa de José Mariano para o setor. “Na próxima quinta-feira (15/04) estaremos realizando uma audiência pública com artistas, empresários e os diversos setores que fazem parte do entretenimento de nossa cidade. É fundamental nos adaptarmos a esta nova realidade e o setor artístico, cultural e de eventos foi o mais atingido. Vamos lutar por estes trabalhadores”, completou dizendo: “Juntos, faremos do Recife não o protagonista do Nordeste e sim, do Brasil.” Marco Aurélio Filho fez referência ainda ao Projeto de Lei que trata sobre o embutimento da rede elétrica, ao turismo criativo nos morros da cidade, parabenizou mais uma vez o aplicativo Conecta Recife, além de sugerir a criação de uma gerência com foco no fomento e desenvolvimento do Recife Antigo.

Eduardo da Fonte defende que profissionais de limpeza tenham prioridade na Vacinação contra Covid-19

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) saiu em defesa dos profissionais de limpeza urbana e solicitou que a categoria fosse incluída na lista de prioridade de vacinação da fase 1 do Plano Nacional de Imunização. A solicitação foi feita pelo parlamentar ao presidente da República (Ofício 95), ao governador de Pernambuco (Ofício 94) e ao prefeito do Recife (Ofício 92). “Trabalhadores da limpeza são verdadeiros agentes ambientais de saúde pública. São essenciais e não pararam os trabalhos mesmo com o agravamento da pandemia. Precisamos reconhecer o esforço e garantir que o serviço continue sendo prestado com toda segurança”, explica Eduardo da Fonte. A solicitação do deputado propõe prioridade na imunização aos agentes de limpeza urbana, coletores de lixo domiciliar, trabalhadores de serviços de conservação e limpeza de áreas públicas e varredores de rua.

Ricardinho propõe suspensão da Taxa de Iluminação Pública durante pandemia no Cabo

A pandemia ainda não acabou. Devido ao momento, muitas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social, e a baixo da renda que tinham antes da COVID-19. Pensando nisso, o presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho, Vereador Ricardinho (MDB), apresentou indicação ao Poder Executivo, solicitando a suspensão da Taxa de Iluminação Pública às famílias carentes, enquanto durar a pandemia. “Apresentei essa mesma indicação ano passado, infelizmente não foi atendida. Então resolvi apresentar novamente e, tenho certeza, de que será atendida pelo prefeito Keko. Dessa forma, podemos ajudar ainda quem mais precisa. Já enviamos R$145 mil de economias da Câmara para a gestão comprar cestas básicas para mil famílias. Além disso, estamos aprovando, com celeridade, os projetos do Executivo que beneficiem a população nesse momento, que demanda a união de todos”, salientou Ricardinho.

Avanços na Vacinação para os integrantes da segurança pública é pauta de reunião entre Alepe e governo

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), conduziu, na manhã desta terça-feira (6/04), videoconferência para debater avanços na vacinação em Pernambuco. Dando sequência a um agenda propositiva entre governo e órgãos de classe, nessa reunião Eriberto ampliou diálogo entre secretários estaduais, deputados e cerca de 20 representantes de instituições e entidades dos profissionais da área de segurança pública. Participaram da videoconferência os secretários estaduais André Longo (Saúde), Antônio de Pádua (Defesa Social), Pedro Eurico (Justiça) e Sileno Guedes (Desenvolvimento Social); os superintendentes da Polícia Federal, Carla Patrícia, e da Polícia Rodoviária Federal, Sávio Macedo. Estiveram também, além do presidente, os deputados Fabrizio Ferraz (PP), Gleide Ângelo (PSB) e Joel da Harpa (PP). O debate entre integrantes do Governo e os órgãos de classe abordou sugestões sobre formas de avançar no processo de vacinação dos segmentos sociais prioritários. A ideia é conciliar os grupos de risco e aqueles profissionais que estão atuando com maior exposição à contaminação ao coronavírus, cuja atividade se enquadra como essencial para o dia-a-dia da sociedade . Segundo informações apresentadas na reunião, há cerca de 50 mil profissionais da área de segurança pública em Pernambuco, o que representam 0,5% da população. Os secretários diretamente envolvidos no enfrentamento à COVID-19 colheram todas as sugestões e ponderações, para que esse ritmo de vacinação possa garantir a proteção das vidas e a devida prestação dos serviços públicos. “A função da Alepe é mediar conflitos e construir a solução de problemas. É o que estamos vivenciando nesse encontro, tendo a certeza de que as decisões estão sendo tomadas a partir de muito diálogo e entendimento entre as partes”, afirmou o presidente Eriberto Medeiros. Entre as entidades representativas, estavam Frederico França, da Ordem dos Policiais do Brasil; José Roberto, da Associação de Praças da Polícia Militar e Bombeiros Militares; Aline Vidal, do Sindicato Estadual dos Agentes de Trânsito Estaduais e Municipais – SINDATE; Edjailson Tavares, do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais em Pernambuco – SINPRFPE; Wilson Silva, da Federação Estadual dos Guardas Municipais; João Carvalho,do Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco – SINPOLPEN; Rafael Cavalcanti, do Sindicato dos Policias Civis de Pernambuco – SINPOL-PE; Marco Antônio Casimiro, do Sindicato dos Policiais Federais em Pernambuco – SINPEFPE; Gustavo Villar, dos Peritos Federais de Pernambuco; Kilma Caminha, da Associação dos Delegados Federais; George Neves, da Associação dos Comissários de Polícia – ACOMPE; Edvan Vieira, Associação dos Servidores da Segurança do Poder Legislativo; Marília Vianna, da Associação dos Guardas Civis Municipais de Pernambuco- AGCMPE; Carlos Eduardo, da Associação dos Peritos Papiloscopistas; Marcos Rodrigues, Presidente da União dos Escrivães de Polícia; Enock Santos, da Associação de Polícia Científica de Pernambuco (Peritos criminais); Bruno Bezerra e Francisco Rodrigues, da Associação dos Delegados de Polícia – ADEPE; Carlos Medeiros, da Associaçãodo Médicos Legistas.

Aumento do Trabalho Infantil um dos impactos silenciosos da Pandemia

Por Nely Brandão A coluna de hoje será curta e direta, porque tenho convicção que se apenas um gestor municipal se sensibilizar sobre o combate ao trabalho infantil, agindo com a infraestrutura que já possui, centenas de crianças terão sua realidade transformada. Um estudo realizado em São Paulo, constatou o aumento do número de casos de trabalho infantil. Em PERNAMBUCO NÃO ENCONTREI DADOS COMPARATIVOS ENTRE O TRABALHO INFANTIL ANTES E DURANTE A CRISE DE SAÚDE, o que é ainda mais preocupante. Especialistas da área de assistência reconhecem que mesmo antes da crise sanitária, os números levantados sobre trabalho infantil já eram inferiores à realidade, o poder público não tem acesso a todas as atividades desenvolvidas pelas crianças e adolescentes, em sua grande maioria os casos eram conhecidos por meio de denúncias e boa parte delas oriundas da sensibilidade de professores e outros profissionais da educação, atualmente sem o contato direto com os alunos o cenário de trabalho infantil é maior do que podemos imaginar, destaco que não estou aqui abordando afazeres domésticos e sim o trabalho infantil, podendo ser este doméstico ou não. O poder público vem tomando medidas emergenciais de distribuição de cestas básicas, mas o índice de desemprego é cada vez maior e cada dia a geração de renda se torna mais difícil. O que fazer então? Primeiro buscar conhecer melhor a realidade local quanto aos índices de trabalho infantil no município, que pode ser realizada através de uma busca ativa para conhecer as atividades desenvolvidas pelas crianças e adolescentes nesse período remoto. Lembrando que em dezembro de 2019, um pouco antes do estado de calamidade, a área social teve uma brutal redução em seu orçamento através da Portaria Federal 2362-2019, com uma queda de investimento entre 40% e 30%, o que dificulta muito o desenvolvimento das atividades de assistência nos munícipios, enxergo uma possibilidade de trabalho em conjunto dos técnicos de educação e de assistência social, em busca de uma análise melhor sobre o que as crianças e adolescentes estão fazendo durante o #fiqueemcasa. Combate à Pandemia se refere não só a saúde, mas engloba também a mitigação dos seus efeitos. Quais os dados que o munícipio tem sobre as atividades das crianças e adolescentes durante o ano passado e este ano? Se for quantas cestas básicas foram distribuídas e quantas atividades online foram enviadas e recebidas, há uma visível necessidade de dados para subsidiar o trabalho de mitigação dos efeitos da Pandemia na área social do Município. Devemos voltar a atenção às condições das crianças e adolescentes explorados no trabalho infantil, a grande maioria delas já são conhecidas, sabemos que estão na periferia, são negras e pobres. Já sabemos onde iniciar a busca pelas evidências. Nely Brandão é advogada e escreve sobre Gestão Pública

Câmara do Cabo quer limpar sua imagem marcada pela corrupção

Coluna de Olho na Política – Exclusiva para o CaboQuarta-feira, 07 de abril de 2021 Por Jorge Lemos Palco de escândalos com afastamento e prisão de vereadores, operações policiais com apreensões de documentos e computadores. Essa é a imagem gravada na memória dos cabenses. Os inúmeros escândalos envolvendo a câmara resultou na baixa votação dos vereadores que concorreram à reeleição e tiveram suas votações reduzidas drasticamente. Muitas coisas precisam mudar, muitas práticas precisam ser abolidas, mas os primeiros passos já foram dados. O presidente da Câmara, vereador Ricardinho (MDB), fez uma pesquisa de opinião para saber como anda a imagem do legislativo cabense e daí ele tem se baseado nas suas ações. Desde que assumiu a presidência em janeiro, Ricardinho tem feito muitas mudanças naquela casa. Muitos vereadores querem acertar, outros parecem que querem continuar com as mesmas práticas. Nesta semana, a Câmara devolveu ao Poder Executivo R$ 145 mil, oriundo da economia feita naquela casa. O recurso será utilizado na compra de cestas básicas para ajudar os afetados pela pandemia do Coronavírus. Ontem, os vereadores aprovaram a redução do recesso parlamentar de 92 dias para 49 dias. Pelo andor da carruagem o presidente não tá pra brincadeira. Eleição – A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) realiza na próxima segunda-feira, 12 de abril, a eleição da diretoria executiva e do Conselho Fiscal para o biênio 2021/2023. O processo eleitoral será das 7h às 13h, no Hotel Canarius de Gaibu. É irregular– A UVP já alertou todas as Câmaras Municipais, a proibição de emissão de diárias para vereadores destinadas à participação no processo eleitoral. A eleição da UVP não é considerada uma atividade de interesse público do município e o recebimento de diárias poderá ser questionada posteriormente pelos órgão de controle externo. Encontro com Keko 1- Quem esteve pelo Palácio Joaquim Nabuco, sede do governo cabense, ontem, foi a secretária executiva de Articulação e Prevenção ao Crime e a Violência, Edna Gomes (PP), para um encontro com o prefeito Keko do Armazém. Segundo Edna, a pauta foi de interesse do Estado e município. Gomes que já foi secretária, vereadora e vice-prefeita do município estava muito à vontade no Centro Administrativo. Encontro com Keko 2- A presença de Edna Gomes ontem à tarde e noite na prefeitura, causou vários burburinhos. Edna e Keko são amigos, independente da política. Edna trabalhou como bombeiro para evitar o rompimento entre Keko e Lula. A relação de amizade é de muitos anos, mas ficou mais próxima quando Keko assumiu a gestão por 360 dias. Ctrl C e Ctrl V – Tem vereador na Câmara do Cabo que copia e cola tudo. O camarada fica ligado em todas as ações do prefeito Keko e se ele souber alguma ação que o prefeito vai fazer, ele corre, prepara o requerimento, apresenta em plenário e aparece como o pai da obra. Assim não dá, excelência!! Tiroteio– Diariamente o suplente de vereador Paulo Farias (PSB) direciona sua arma para Câmara e Prefeitura do Cabo. A vontade de Paulo em denunciar Keko é tão grande que terminou denunciando seu líder político, Lula Cabral. Segundo Paulo, a prefeitura do Cabo estava pagando R$ 60,00 numa hora de carro de som e denunciou o atual prefeito de dar tiro de lascar o cano. A grande questão é que o contrato com a empresa de carro de som é oriundo da gestão de Lula Cabral e Keko só fez renovar. Divulgação – O carro de som ainda é muito presente no cotidiano cabense, mesmo com os avanços das redes sociais. O som volante tem contribuído muito neste período de pandemia e é o que leva a informação até o cidadão, principalmente agora com a divulgação da vacinação. Avaliação– O delegado Antônio Resende fez ontem, uma Live de avaliação de 100 dias do governo Keko. O delegado não apresentou nada de novo e ficou com aquele mesmo discurso das famílias Cabral X Gomes. Bateu muito que alguns secretários eram oriundos da gestão Lula e que era o mesmo governo. O delegado, para conquistar algum mandato, precisa se aprofundar mais nos números e indicadores para puder debater a cidade, mas fica só numa tecla e o discurso cansa os ouvidos dos munícipes. Para fazer análise de um governo é preciso ter embasamento para poder informara o público.

plugins premium WordPress