PL do deputado Doriel Barros cria Política de Segurança e Defesa no Campo

O deputado Doriel Barros (PT), elaborou o Projeto de Lei (PL) que cria a Política de Segurança e Defesa no Campo. O PL divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Diário Oficial de Pernambuco, prevê  a qualificação de servidores para desempenhar funções de segurança pública nas zonas rurais.

O projeto pretende criar delegacias especializadas na repressão de crimes nessas localidades, implantar da  Patrulha Maria da Penha Rural em todos os municípios, instalar terminais de autoatendimento em escolas públicas,  postos de saúde, igrejas, capelas e sedes de associações ou cooperativas nas áreas rurais, para o registro de boletins de ocorrência. O PL também traz um recorte de gênero, com orientações de segurança voltadas para as mulheres.

Segundo o parlamentar, o documento foi elaborado a partir das constantes reclamações que o parlamentar tem recebido sobre o aumento do número de casos de violência no meio rural e a dificuldade de acesso da população dessas áreas às ações preventivas, repressivas e aos instrumentos de denúncia. “É fundamental que esse projeto seja amplamente discutido e possa ser aprovado e implementado pelo Estado, para que as pessoas não necessitem sair do campo para buscar proteção nos centros urbanos. Idosos, mulheres, jovens, todos precisam acessar as políticas de segurança de forma a conseguirem desenvolver suas atividades no meio rural sem medo”, ressalta Doriel Barros.