Educação de Olinda é reconhecida no Prêmio Escola Destaque 2023

O avanço da educação em Olinda foi reconhecido na Premiação do Prêmio Escola Destaque 2023, do Programa Criança Alfabetizada, entregue nesta sexta-feira (20.10), na sede da Secretaria Estadual de Educação, no bairro da Várzea, Recife. A nota atingida pela Marim dos Caetés foi 9,74 num máximo de 10. O prefeito, Professor Lupércio, lembrou que a honraria para Olinda é o resultado de um trabalho que começou em 2017, no início da gestão, quando a cidade passou a investir em escolas em tempo integral – a sétima está em processo de implantação – e capacitação dos profissionais.

“É uma felicidade sem tamanho e essa premiação aumenta ainda mais nossa responsabilidade. Estamos vendo o avanço da educação em Olinda e vamos trabalhar cada vez mais para novas conquistas”, disse.

A coordenadora do projeto na cidade, professora Cynthia Porto, recebeu o reconhecimento na categoria Coordenador Municipal Destaque. Para ela, o prêmio é fruto de um esforço conjunto do Poder Público, municipal e estadual, em capacitar gestores e professores para atingirem os resultados desejados. “O município e o estado têm nos fornecido todos os materiais voltados para o campo da educação. Junto com toda equipe temos incentivado as escolas a trabalhar por uma alfabetização baseada na perspectiva do letramento que vai garantir os direitos de aprendizagem das crianças que estão na Educação Infantil”, enfatizou.

A gestora da Escola 19 de Setembro, do bairro de Águas Compridas, Adailza Madalena de Melo, enfatizou o trabalho em equipe como o pilar mais forte para o cumprimento do compromisso firmado e a premiação recebida pela unidade como um dos destaques. “Nosso trabalho, não só como gestão da escola, mas como toda equipe da escola e da Secretaria de Educação de Olinda, conseguiu atingir esse nível na alfabetização desses alunos”, pontuou.

Criança Alfabetizada

Para alcançar seus objetivos, o Programa Criança Alfabetizada busca fortalecer o regime de colaboração com os municípios do Estado. Ao longo de quatro anos de atuação, o programa já ofereceu formação continuada a  18.184 professores e impulsionou o processo de alfabetização de 1.047.614 crianças pernambucanas em 6.264 escolas públicas de 181 municípios e de Fernando de Noronha. Só em 2023, o Programa Criança Alfabetizada já alcançou 141.418 crianças matriculadas na Educação Infantil e 165.875 estudantes matriculados no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.