Vereadores do Cabo na era da Rede Social

Coluna de Olho na Política- Exclusiva para o Cabo
Segunda-feira, 12 de abril de 2021

Por Jorge Lemos

Diferente da legislatura anterior, a atual legislatura da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho estão sabendo usar bem suas redes sociais como extensão do mandato. Os novatos Gisele de Dudinha, Jamerson Batera e Jobinho estão sabendo usar bem a ferramenta e tem feito seus mandatos bem próximos dos seus seguidores e eleitores. A vereadora Gisele de Dudinha tem explorado muito bem a ferramenta, principalmente em suas visitas nas comunidades. Esses três vereadores citados usam de forma espontânea e são chamados os vereadores blogueirinhos.

O vereador César Paiva também tem inovado em sua rede. O parlamentar tem feito um quadro interessante de mostrar personagens que contribuem com o dia a dia da cidade. Ele tem se adequado a essa nova era. O parlamentar tem cuidado de sua rede igual ao seu visual. Aziel que já foi vereador no passado e retornou a Casa Vicente Mendes tem dado uma cara nova na sua rede social. Já o presidente da Câmara, Ricardinho deu upgrade na sua rede e tem investido pesado nas suas publicações, principalmente nos seus stories.

Outros parlamentares também estão na rede social, mas ainda de forma tímida. O vereador Bruno Villar ainda não conseguiu emplacar o sucesso de sua rede como profissional na atuação parlamentar.

Azedou mesmo – A ex-vereadora, Edna Gomes confirmou ao nosso blog, o afastamento da relação política com o vereador Jobinho (PP). “A minha maturidade política me tornou grande o suficiente para sentar na mesa de todos, sem pactuar coma mesma linha de pensamentos. Não houve nada que impedisse um diálogo, até porque ele tem muito o que aprender e eu estou disposta a ensinar”, disse Edna. O vereador Jobinho ainda não se pronunciou.

Desde pequenininho – Em Live realizada no último sábado, no Tudo sobre Política do Cabo, o vereador Jobinho (PP), já declarou que o seu voto para deputado federal será em Eduardo da Fonte. Ao ser questionado pelo mediador da Live se era oposição ou situação, o vereador afirmou que faz parte da base do prefeito Keko e já disse que caso seja a vontade de Deus, os dois serão reeleitos em 2024.

Licença – Prestes a completar 90 dias de licença no próximo dia 15 de abril, o vereador Flávio do Fórum (PL), preso no Cotel, deu entrada em novo pedido de licença. Agora de 29 dias e impede a posse do primeiro suplente, Nia da VIPCar.

Covid – Uma reportagem publicada na edição de sábado do Jornal do Commercio revelou que o Recife tem a maior taxa de mortalidade por Covid-19 da Região Metropolitana desde o início da pandemia, enquanto o Cabo de Santo Agostinho aparece no topo com a mais elevada letalidade da doença na mesma região.

No topo- No Recife, são 210 mortes pelo novo coronavírus a cada 100 mil habitantes. É um índice maior do que o do Estado (131) e também de capitais mais populosas, como Salvador (175) e São Paulo (194). O indicador do Recife ainda é maior do que o nacional: 161 mortes por 100 mil habitantes. Em relação à letalidade, entre cidades do Grande Recife, de todos os 3.905 casos de covid-19 no Cabo de Santo Agostinho, 9,16% foram a óbito. Já na capital pernambucana, esse índice é de 3,75%.

100 dias- O prefeito Keko do Armazém dará ordens de serviço e fará várias entrevistas aos veículos de imprensa, prestando contas dos seus 100 primeiros dias de governo no Cabo de Santo Agostinho.

Entrevista – O blog do Jorge Lemos fará uma série de entrevistas de avaliação dos 100 dias de governo e também da presidência da Câmara. Confirmado hoje, às 19h, entrevista com o presidente da Câmara de Vereadores do Cabo, Ricardinho. Ainda nesta semana teremos o prefeito Keko do Armazém e o ex-prefeito, Lula Cabral.