A Prefeitura do Recife está adaptando a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Professor Fernando Figueira, no Ibura, para atender recifenses com Covid-19, temporariamente. A unidade, que é voltada para atendimentos com médicos especialistas, exames e diagnósticos, terá a função de atender exclusivamente os pacientes com o novo coronavírus, sendo encaminhados de outras unidades. O prefeito do Recife, João Campos, vistoriou a unidade de saúde na manhã deste domingo (14) e anunciou que serão instaladas 28 salas de observação e 20 salas vermelhas, que funcionam com respiradores.
“A UPA-E do Ibura é uma unidade de saúde municipal que vai ser convertida para atendimento 100% Covid-19. Aqui a gente vai instalar 28 salas de observação e 20 salas vermelhas, lembrando que as salas vermelhas têm o apoio de respiradores, sendo possível fazer a ventilação mecânica no paciente. A gente vai implementar esses leitos para garantir que o Recife tenha toda a estrutura necessária para salvar vidas. Estamos fazendo um movimento de conversão de leitos nas nossas unidades, ampliação de leitos de UTI, de observação, de sala vermelha, e intensificando também a velocidade da vacinação. Com esses esforços coordenados a gente vai poder salvar vidas na nossa cidade”, ressaltou Campos.
De acordo com a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, a decisão vai promover um atendimento de saúde de maior qualidade diante do cenário de pandemia. “Estamos dando mais um importante passo no enfrentamento à Covid-19 aqui no Recife. A UPA-E do Ibura, que é uma unidade de especialidades, será transformada temporariamente em uma unidade para atender esses pacientes, tanto com salas de observação, quanto com salas vermelhas. Serão 20 salas vermelhas que simulam UTIs, e 28 salas de observação, como se fossem leitos de enfermaria. Então, com esse aporte, a gente vai conseguir atender melhor o recifense que estiver com Covid que precisar ficar em um desses leitos”, reforçou a gestora.
A UPA-E Professor Fernando Figueira recebeu um investimento de R$ 10 milhões da Prefeitura do Recife e foi inaugurada em novembro de 2020. O local tem uma estrutura moderna e acessível, e dispõe de um estacionamento com 40 vagas. A unidade é de atendimento ambulatorial, para consultas com especialistas e não possui atendimento de urgência e leitos atualmente. Com esta readequação, ela não terá mais atendimento ambulatorial, temporariamente, que serão direcionadas para o Centro de Saúde Dr. Aristarco Dourado de Azevedo, na Cohab.