Pensando em aprimorar ainda mais os protocolos da unidade e o cuidado com a segurança do paciente, o Hospital Dom Helder Câmara, situado no Cabo de Santo Agostinho, está realizando um treinamento de cirurgias seguras voltado para a equipe multiprofissional que atua no Centro Cirúrgico da unidade.
O treinamento de “cirurgia segura” faz parte da meta 4, completando as 6 metas internacionais da segurança do paciente. Ele está sendo conduzido pelas enfermeiras Raiana Santos e Cássia Pires, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade. Segundo as enfermeiras, a checagem de informações começa assim que o paciente dá entrada na unidade, com a confirmação de dados pessoais e detalhes da cirurgia.
Durante o treinamento, foram simulados procedimentos como o “time out”, métodos de segurança e o passo a passo correto para uma cirurgia segura, incluindo o checklist pré e intraoperatório.
As enfermeiras alertam que uma comunicação eficaz pode evitar até 50% das complicações pós-cirúrgicas, destacando a importância da equipe multiprofissional do hospital acompanhar todo o processo.
O HDH realiza o checklist em todas as cirurgias, desde as mais simples até as mais complexas, registrando sempre no prontuário do paciente. Segundo as enfermeiras do NEP, isso resulta no aumento dos padrões de qualidade e segurança do cuidado cirúrgico, além de reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos ao paciente, assegurando uma linha de cuidado contínua.