Sim! É possível prever o futuro do município analisando os primeiros 100 dias de governo!

Por Nely Brandão

Para isso precisamos iniciar com três perguntas: Quais as mudanças que a gestão está se propondo a fazer? Qual planejamento para executar essas mudanças? Quem são as pessoas que vão fazer acontecer?

Separei 3 pontos chaves, que ajudam a entender o rumo do governo municipal, indo além do discurso político.

  1. Formação das equipes de trabalho

Os prefeitos já nomearam os secretários, diretores e os cargos de chefia, então podemos identificar nessas pessoas competência e conhecimento na área de sua atuação. Se não é o caso por aí, a indicação provavelmente é para a manutenção de base política é possível que mudanças ocorrerão no quadro de gestores ou então a área não será promissora nesta gestão.

  1. Planejamento Estratégico

A essa altura devemos enxergar com clareza que o governo já entende os problemas que município está enfrentando, indicando a forma de resolve-los e principalmente se há viabilidade econômica quanto as possíveis soluções, priorizando assim as ações mais urgentes e importantes.

  1. Base de informações e métricas

É através decisões baseada em evidencias que o governo demonstra que as deliberações de gabinete se baseiam no interesse público e não em interesses particulares. São as métricas que norteia o que precisa ser feito e qual é a ordem do dia, dando a clareza ao governo do que precisa ser executado.

Agora sim! Podemos prever como serão os próximos meses aí no seu município. Vale lembrar que flexibilidade, avaliações e ajustes devem fazer parte da rotina quando se trata de execução de políticas públicas, afinal uma decisão de governo pode mudar a vida de milhares de pessoas.

Nely Brandão é advogada e escreve sobre Gestão Pública toda quarta-feira