Joel da Harpa entra com representação contra ex-comandante do 6º Batalhão

Por Beatriz Lima

Da equipe do Blog do Jorge Lemos

O deputado estadual, Joel da Harpa (PP), entrou com uma representação contra o ex-comandante do 6º Batalhão, Alexandre Tavares. No entendimento do deputado, houve abuso de autoridade e agressão física. O pedido feito nesta segunda-feira (12/04), foi motivado após desentendimento enquanto Joel tentava registrar as vacinações dos agentes de segurança pública do Estado contra a Covid-19. A situação ocorreu na sede do Complexo Policial de Jaboatão, na Estrada da Batalha, em Prazeres.

Para Joel da Harpa, a ação do ex-comandante se configura como uma das formas de abuso de autoridade, conduta tipificada no art. 1, da Lei 13.869/2019. Entre as condutas ilegais descritas, está a prática de ação de prejudicar outro ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, por capricho ou satisfação pessoal.

De acordo com a nota oficial, emitida pela Polícia Militar, a entrada do deputado foi barrada porque estava sem máscara, desrespeitando regras de combate à Covid-19. Já de acordo com a representação emitida pelo deputado, havia o uso máscara de proteção, porém foi derrubada após agressão do coronel.

“É induvidoso que o Representado feriu tais preceitos na exata medida em que não apenas impediu o trabalho sereno de fiscalização do Deputado Representante, como enveredou para a intransigência, utilizando da sua força física e do aparato dos seus comandados para colocar o dedo em riste e rapidamente evoluir para a retirada forçada do Deputado do 6º BPMPE através do uso arbitrário das próprias razões”, destaca a representação distrital.