No início desta semana, a Prefeitura de Sertânia realizou uma reunião com Agentes de Saúde e de Endemias para discutir a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), com o objetivo de universalizar o acesso ao saneamento básico em todo município.
O plano será elaborado numa perspectiva de 20 anos e revisado a cada quatro. A coordenação está sendo feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia, que está realizando reuniões presenciais e on-line para ouvir todos os envolvidos.
“Ouvir esses profissionais, que são importantíssimos nesse processo, nos ajudará a reunir informações primordiais que irão contribuir na elaboração do Plano, que deve atender todas as necessidades da população”, disse o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia, Paulo Henrique Ferreira.
No plano, serão discutidos os quatro eixos trabalhados: Sistema de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Manejo de Águas Pluviais, visando abranger toda a extensão rural e urbana do município.
Serão realizados vinte e um encontros setoriais, com sete comunidades, incluindo a sede do município, sendo três encontros por comunidade. Os Agentes de Saúde e de Endemias ajudarão a envolver toda a população, identificando os problemas para que sejam elencados no documento.