Prazo de segunda dose da Astrazeneca antecipado para 60 dias em Olinda, Recife e Jaboatão

As prefeituras de Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda na região metropolitana, anunciaram, nesta terça-feira (06), que anteciparam o prazo da aplicação da segunda dose da vacina AstraZenica/Fiocruz contra a Covid-19. Autorizada pelo governo, a iniciativa tem o objetivo de acelerar o processo de imunização.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que os municípios pernambucanos poderão aplicar a segunda dose da vacina Astrazeneca com um intervalo entre 60 e 90 dias após a primeira dose, “sem prejuízo à proteção”. Segundo ele, cada município deverá informar a sua população o período para marcação da segunda dose, levando em consideração seus estoques.

“Ressaltamos que esse período não afeta a eficácia do imunizante, que manterá a proteção contra a Covid-19. Friso que a decisão foi tomada após consulta com o Comitê Técnico, que se pautou nas evidências científicas e nas informações do próprio fabricante dessa vacina”, afirmou.

Para receber a dose de reforço em Jaboatão, a prefeitura informou que vai realizar dois mutirões para antecipar a imunização com a segunda dose da AstraZeneca. Eles serão realizados nos dias 17 e 24 de julho.

No Recife, é preciso realizar o agendamento pelo site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife. No dia escolhido para a vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina.

E em Olinda, basta procurar um dos posto de vacinação e informar que está no prazo para receber o imunizante.