Políticos e candidatos criticam proposta de federalizar Fernando de Noronha

O ex-ministro Mendonça Filho posicionou-se contra a proposta do Governo Federal de tirar de Pernambuco o arquipélago de Fernando de Noronha.

“Noronha historicamente é território pernambucano e direito garantido pela Constituição de 88, por emenda do saudoso ex-deputado Osvaldo Coelho. É uma riqueza e orgulho de Pernambuco”, defendeu.

Mendonça Filho questionou a decisão do Governo Federal de protocolar no Supremo Tribunal Federal um pedido de liminar para que seja declarado que o “domínio sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha é de titularidade integral da União”.

“É público que Noronha não é bem administrada pelo consórcio PSB/PT. O fato de o Governo de Pernambuco, comandado pelo consórcio PSB/PT, não administrar bem um grande e importante patrimônio, reconhecido mundialmente, não dá ao Governo Federal o direito de retirar essa riqueza do povo pernambucano”, argumentou.

Nas suas redes sociais Mendonça postou posicionamento a favor da manutenção de Noronha como território pernambucano.

O contrato de cessão de uso em condições especiais da Ilha de Fernando de Noronha foi assinado em 2002, entre o então governador Jarbas Vasconcelos, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, com o apoio do então vice-presidente pernambucano Marco Maciel (PFL).

O presidente do PSDB, Bruno Araujo, demonstrou incredulidade.”Em sendo verdade, isso é uma excrescência! Os pernambucanos não vão permitir! Não será a primeira vez nos nossos quase 500 anos de história que defendermos nossas idéias e território”.

Com informações do Blog do Jamildo