Pesquisa PoderData mostra recuo na rejeição ao governo Bolsonaro para 58%

Nesta quinta-feira (14), foi divulgada a pesquisa PoderData realizada nesta semana, no período de 11 a 13 de outubro, na qual aponta que a rejeição ao governo Jair Bolsonaro caiu de 63% para 58% na opinião pública nos últimos 15 dias. A aprovação ao governo marcou 33%. Oscilou para cima dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais.

O resultado indica uma melhora pontual para o governo, embora o quadro ainda siga negativo para o Planalto. A taxa de reprovação está 25 pontos percentuais acima da de aprovação.

O PoderData também questionou os entrevistados a respeito de como avaliam o trabalho pessoal de Bolsonaro. Hoje, 53% classificam o presidente como “ruim” ou “péssimo”, uma queda de cinco pontos em comparação a duas semanas antes. Já o grupo que considera o trabalho do presidente “bom” ou “ótimo” foi de 25% a 29%. Variou para cima no limite da margem de erro, dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O grupo do “regular” aparece com 18%. Vem crescendo pouco a pouco desde agosto.
Hoje, o grupo que considera o trabalho de Bolsonaro como “ruim/péssimo” fica 24 pontos percentuais acima do “ótimo/bom”. Há duas semanas, a diferença era de 33 pontos percentuais.

De acordo com o levantamento, essa é a primeira vez em quatro meses que tanto os números de aprovação do governo quanto os de avaliação do trabalho de Bolsonaro indicam alguma recuperação na imagem. O movimento é registrado enquanto o presidente mantém uma trégua de mais de um mês com os Poderes Judiciário e Legislativo.


A pesquisa foi realizada através de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 469 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O PoderData é uma empresa de pesquisas brasileira que vai a campo a cada 15 dias desde abril de 2020. Tem coletado um minucioso acervo de dados sobre como o brasileiro está reagindo à pandemia de coronavírus.

Com informações do Poder 360.