A presidente do PSDB Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o presidente do PL e prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, o presidente do Cidadania e deputado federal, Daniel Coelho e a deputada estadual Priscila Krause, estiveram reunidos com moradores, vereadores e lideranças da cidade de Floresta neste sábado (04), para uma rodada de diálogos sobre a região.
Raquel Lyra afirmou que não existe projeto de desenvolvimento sustentável integrado que enxergue as vocações regionais do nosso estado nas suas 12 microrregiões de desenvolvimento. “Aqui temos diversos arranjos produtivos, em Floresta não tem incentivo à fruticultura irrigada, em Salgueiro com a enorme vocação logística, em Serra Talhada com o polo médico e em Arcoverde no setor de serviços. Temos que olhar para essa região que se precisa se desenvolver e para sua gente que precisa de oportunidades. Por isto, a importância do debate sobre o sertão e Pernambuco”.
“Passamos por regiões do Sertão que são importantes para o Estado, que não recebem a atenção do Governo. Cada local que visitamos tem sua própria característica, mas os problemas se repetem e é por isso que a prioridade desse Movimento é ouvir as pessoas para que possamos construir um projeto concreto e colocar Pernambuco no rumo. Todas as lideranças que encontramos comungam do mesmo compromisso que temos com a população e isso é que faz a diferença”, disse Anderson Ferreira.
Daniel Coelho ressaltou a importância de regionalizar os debates. “Em toda região do Sertão pernambucano e a gente fica feliz em perceber que hoje está aqui olhando para o futuro e querendo construir uma esperança pra Pernambuco. A gente sabe que a dinâmica da política ela é local, ela se faz nas cidades e nos bairros, ouvindo a contribuição de todos”, finalizou.
A agenda seguiu no Sertão do Moxotó, em Arcoverde. Acompanhada do ex-prefeito de Garanhuns, Izaias Régis, Raquel Lyra concedeu entrevista à Rádio Independente, onde falou sobre os desafios de Pernambuco na segurança pública, educação e desenvolvimento regional. A presidente do PSDB Pernambuco fez um balanço das visitas ao Sertão. “Há sete anos nosso estado tem andado para trás e está perdendo espaço no Nordeste na geração de novos negócios, na infraestrutura, como a precarização das nossas estradas, e à péssima distribuição de água”, completou.
A agenda foi encerrada em Buique, num encontro promovido pelo empresário Adriano Lisboa.