Goiana participa da Olimpíada de Língua Portuguesa com número recorde de escolas

O município de Goiana, através da Secretaria Municipal de Educação e Inovação, está participando da 7° edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. São 52 professores e 2.774 alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Ao todo, foram 29 unidades de ensino inscritas no processo e com isso, Goiana ganha destaque na região da Zona da Mata Norte de Pernambuco.

De acordo com o regulamento, cada turma trabalha um gênero textual diferente. O 5.° ano trabalha Poema, enquanto o 6.° e o 7.° anos trabalham Memórias Literárias e, por fim, o 8.° e o 9.° anos trabalham Crônica. Junto com os professores, os alunos discutem cada um desses gêneros textuais, recebem material de apoio pedagógico e realizam atividades por meio de áudios, vídeos e textos, tudo de maneira remota por conta da pandemia do novo coronavírus.

Hélia Azevedo, coordenadora do Ensino Fundamental e da Olimpíada em Goiana, afirma que há muita expectativa de trazer uma medalha para o município. “Apesar do nosso contexto remoto, nossos professores estimulam e buscam o aluno para participar. É um trabalho minucioso de acompanhamento e incentivo de produção que mostra força de vontade de todos os envolvidos. Estamos bem empolgados e com expectativa de trazer uma medalha para nosso município. Além disso, o prefeito Eduardo Honório tem interesse no avanço da Educação da nossa cidade e tem incentivado bastante a nossa participação na Olimpíada”, contou.

A coordenadora ainda complementa que mesmo se não houver premiação, o empenho demonstrado até agora por todos os que aceitaram esse desafio de participar da Olimpíada nesse período pandêmico, os tornam merecedores de reconhecimento e devem ser parabenizados.

Fernando Veloso, secretário municipal de Educação e Inovação, declara que participar da Olimpíada de Língua Portuguesa traz muitos benefícios. “Os alunos melhoram suas habilidades de leitura, interpretação e escrita. Tornam-se protagonistas do próprio aprendizado. Ainda podem ser contemplados com prêmios e medalhas e ao final, todos nós que  fazemos parte da Educação de Goiana ficamos muito satisfeitos em ver tudo isso”, disse.

Pelo cronograma dessa edição da Olimpíada, até o dia 5 de agosto acontecem as oficinas nas escolas com professores e alunos. Depois, até o dia 1° de outubro, os trabalhos realizados começam a ser avaliados por Comissões Julgadoras escolares, municipais e estaduais. Em seguida haverá a etapa semifinal e no dia 30 de novembro, a Comissão Julgadora Nacional selecionará professores e turmas vencedoras para serem revelados somente no dia 10 de dezembro desse ano com celebração e premiação.