O município de Goiana anunciou um serviço de atendimento individualizado às mães e seus filhos com microcefalia com o objetivo de reforçar a reabilitação dessas crianças e promover um maior estímulo no desenvolvimento delas. As atividades tiveram início na semana passada e estão sendo desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e psicólogo, integrantes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), ligada à Atenção Básica da Saúde do município.
O serviço está disponível às sextas-feiras, a partir das 13 horas, no anexo da Policlínica Nossa Senhora da Vitória (LEAC), localizado na rua da Praia, no centro da cidade. Nas sessões, são trabalhadas algumas funcionalidades, a exemplo da fisioterapia motora e da terapia ocupacional. “É importante ter esse acompanhamento para a reabilitação da criança no convívio social e temos uma equipe para auxiliar essas famílias nesse aspecto”, conta Riosivaldo, Apoiador da Atenção Básica de Goiana.
Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o deslocamento da mãe com a criança, de casa até o local do serviço e sua volta para casa, é garantido pelo Programa de Atenção Básica da prefeitura de Goiana.