O ato de filiação do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro ao Podemos está marcado para o dia 10 de novembro, com cerimônia agendada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Por enquanto, ainda não está definida a pré-candidatura de Moro à presidência nas eleições de 2022. De acordo com o senador Jorge Kajuru (Podemos-SP), o partido está unido pela candidatura do ex-juiz, com baixas chances de que ele concorra a outro cargo nas eleições.
Kajuru também confirmou que o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), líder da legenda na Casa, abriu mão da disputa ao Planalto.
“O Álvaro preferiu cumprir a promessa que fez ao Moro e fez o papel dele, que é raro na política, de abrir mão da própria candidatura, para cumprir sua palavra”, destacou o senador.
Por outro lado, segundo Kajuru, a candidatura de Moro depende dos resultados das pesquisas de intenção de votos e, portanto, deve ser anunciada somente em março do ano que vem. “Se não tiver mais de 15% das intenções, a tragédia é anunciada. Então vamos esperar até 31 de março para definir”, observou.
Segundo informações divulgadas pelo portal Metrópoles, além da cerimônia em Brasília, a sigla pretende fazer, também em novembro, outros dois eventos de celebração da filiação de Moro: um em São Paulo e outro em Curitiba (PR), cidade onde o ex-juiz tem familiares e residência. Ele mora atualmente nos Estados Unidos e deve desembarcar no Brasil em 1º de novembro.