Pantorra, na área rural do Cabo de Santo Agostinho, é a primeira localidade a receber o projeto Campo Iluminado. O projeto visa proporcionar a utilização dos campos de várzea nos horários noturnos. No Cabo, a prática esportiva é a que mais gera lazer e entretenimento nas comunidades.
Nessa terça-feira (14) o prefeito Keko do Armazém fez a entrega da iluminação do campo de Pantorra, e para estrear a luz no gramado, a Secretaria Executiva de Esportes e Juventude promoveu um torneio de futebol, com disputa entre os times Pantorra x Castelo e Arariba × Sacambu.
“O futebol está no DNA dos cabenses. Ele é um instrumento de relacionamento social e, como tal, a gestão tem apoiado com incentivo ao futebol amador, promoção de campeonatos, cursos para formação de juiz de futebol de várzea, e agora, com implantação da iluminação nos campos”, destacou o prefeito keko do Armazém.
A presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Pantorra, Lau dos Engenhos, disse que a iluminação no campo vai atender, indiretamente, a todos que moram em Pantorra. ” A iluminação é um direito de todos e que foi nos negado a vida toda”.
A Prefeitura também investiu na melhoria da iluminação pública do engenho, instalando mais postes e substituindo as lâmpadas convencionais pelas de LED. “Agora Pantorra está mais iluminado e seguro para os moradores”, falou.
Foram colocados 8 postes, com 24 refletores de 500 Wats. E 5 postes nos locais onde a iluminação era insuficiente. O projeto Cabo Iluminado será levado para outros campos de várzea, de acordo com o cronograma a ser estabelecido pela Prefeitura.
O Cabo de Santo Agostinho tem, aproximadamente, 60 campos de várzea e 100 times de futebol amador, o que demonstra a importância dessa prática esportiva para as comunidades. O município também tem dois times profissionais, o Cabense e o Ferroviário.