Sinpol-PE quer adesão ao Pronasci

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) cobrou ao Governo do Estado a adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O Programa destina-se à prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em suas raízes socioculturais, além de articular ações de segurança pública com políticas sociais por meio da integração entre União, estados e municípios. As ações levarão em conta as diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

“Diante de uma situação péssima salarial, o Pronasci é um alento para aqueles que conseguirem se inscrever. Ainda assim, até agora o Governo do Estado não se pronunciou sobre a adesão ao programa nem como se dará a participação dos Policiais Pernambucanos no programa do Governo Federal”, afirma o Presidente do SINPOL-PE, Rafael Cavalcanti.

O Sinpol-PE entende que o Pronasci é uma iniciativa fundamental para o fortalecimento das políticas públicas de segurança em Pernambuco. A adesão ao programa contribuirá para a promoção de ações integradas entre União, estados e municípios, visando garantir uma melhor segurança à população pernambucana. Levando em consideração que diversas cidades, municípios e estados já aderiram e estão em processo de seleção de Policiais.

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública
com Cidadania (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no combate à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e repressão qualificadas.