A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, nesta quinta-feira, 14, uma indicação da autoria do deputado estadual Romero Albuquerque (PP) sugerindo ao Governo do Estado a criação de um programa de fornecimento gratuito de fraldas descartáveis a idosos com poucos recursos econômicos.
Defendendo que a “fralda descartável é um produto fundamental para a manutenção da higiene e bem-estar dos idosos acamados com problemas de saúde”, o parlamentar conseguiu o apoio de todos os deputados. O pedido também contempla portadores de necessidades especiais, como deficiência física e mental de alto grau.
“Infelizmente, a maior parte dessas famílias não possui um orçamento mensal adequado para arcar com as despesas desse produto. Isto é também sobre garantir o direito constitucional à saúde”, Albuquerque justifica.
De acordo com o texto da indicação, pessoas que se enquadrem no Cadastro Único da Assistência Social seriam contempladas. “Cada beneficiário terá direito às fraldas necessárias de acordo com avaliação do médico responsável”, diz o pedido.