Deputado pede que Governo de Pernambuco perfure poços na região do semiárido

Buscando minimizar o problema de falta d’água na região do semiárido de Pernambuco, o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) solicitou ao Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca que realize a perfuração de poços em diferentes municípios do interior pernambucano. O pedido atende às cidades de Afrânio, Betânia, Bodocó, Buíque, Dormentes, Feira Nova, Itaíba, Ibirajuba, Ipubi, Lagoa Grande, Granito, Machados, Mirandiba, Moreilândia, Paranatama, Parnamirim, Pedra, Salgueiro, Santa Cruz e Tacaimbó.

Segundo o deputado, as estatísticas oficiais sobre poços tubulares e abastecimento de água no meio rural são precárias, onde existem informações de um número expressivo de pessoas que não têm acesso a água em condições adequadas.

“É evidente a falta d’água para o abastecimento humano, merecendo destaque as regiões mais secas do Agreste, Sertão e Zona da Mata, e que demandam, diariamente, centenas de caminhões pipas, que tentam diminuir as dificuldades de cerca de 1.500 mil pessoas que habitam em condições precárias no meio rural. Esse diagnóstico desfavorável afeta cerca de 15% dos pernambucanos”, afirmou.

Como um bem universal, o parlamentar reforça que sem o acesso à água, parte dos pernambucanos afetados acabam também não tendo direito à saúde, qualidade de vida e de produzir para o sustento próprio e da família. “Recebemos diariamente no gabinete pedidos referentes à falta d’água vindo de lideranças, vereadores e sobretudo de prefeitos que estão vendo seu povo necessitando de água e sem ter o que fazer. Precisamos olhar com mais cuidado para aqueles que vivem no semiárido pernambucano”.