Coluna de olho na política: Paulo Câmara coloca o bloco na rua

Coluna de Olho na Política

Sexta feira, 24 de setembro de 2021

Por Jorge Lemos

Ainda sem um candidato definido para a sua sucessão, o governador Paulo Câmara (PSB) não tem perdido tempo e colocou de fato o bloco na rua. Com a redução nos números da pandemia da Covid 19, Paulo tem aproveitado para girar Pernambuco inaugurando obras, lançando outras e anunciando programas. Tem feito muita política, prestigiando aliados e adversários. O governador que passou quase dois anos no gabinete, coordenando diretamente as ações de enfrentamento à pandemia, tem colocado todo o secretariado nas ruas em um ritmo acelerado.

O plano de retomada da economia que começou pelo Sertão tem avançado agora na Região Metropolitana do Recife. O intuito também é de fortalecer a popularidade do governo socialista e preparar o terreno para as eleições de 2022. O novo ritmo dado ao governo por Paulo Câmara tem animado bastante os aliados. A gestão tem começado a tirar do papel, obras importantes que foram solicitadas pelos prefeitos, deputados e lideranças políticas.

O PSB e o governador não tem pressa para definir o nome sucessório, até porque, uma exposição agora não é boa para a base governista. O momento é de fortalecer o governo e fazer entregas, imprimindo um ritmo de trabalho e defesa do legado do PSB.

Multisseriada – Em resposta à denúncia do fechamento da Escola do Engenho Matas feito pela deputada estadual, Fabíola Cabral (PP), o secretário de Educação do Cabo de Santo Agostinho, Betinho Gomes, esclareceu que a unidade escolar é multisseriada, onde numa única sala estudam crianças de diversas séries, prejudicando o tempo pedagógico e a aprendizagem. Betinho disse ainda que os alunos serão realocados para a Escola de Pau Santo, que irá funcionar em Tempo Integral.

Duas frentes – Com a nota divulgada ontem pelo PL, PSDB, PSC e Cidadania, praticamente é certa que a oposição terá duas candidaturas ou mais para o governo de Pernambuco e com chances de levar o pleito de 2022 para o segundo turno. Uma frente pode ser formada por Raquel Lyra e Anderson Ferreira, ainda sem definição da cabeça de chapa e a outra pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que ingressa amanhã no DEM. Podendo ter ainda uma candidatura mais à direita e bolsonarista.

Debate- O intuito do movimento formado pelo PL, PSDB, PSC e Cidadania é realizar um ciclo de debates e construir o projeto majoritário. Segundo a nota, é preciso colocar as pessoas à frente e os interesses de Pernambuco e de seus municípios como prioridade. No texto, os partidos afirmam que o movimento é aberto a todos, construindo essa nova agenda a favor de Pernambuco.

De olho em 2024 – Segundo colocado nas eleições para prefeito de Jaboatão em 2020, com 81 mil votos, o ex-vereador, Daniel Alves (MDB) não parou de visitar os bairros e distritos de Jaboatão. Hoje, fará uma visita ao centro de Jaboatão com o deputado federal e presidente estadual do MDB, Raul Henry. Eles vão visitar a Praça do Rosário, feira livre e participarão de um encontro com os diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para discutir investimentos para área rural do município.

No canto da parede – Ontem, o senador Humberto Costa (PT) botou o diretor institucional da Precisa Medicamentos, Danilo Trento, no canto da parede. O diretor confirmou na CPI que foi a Las Vegas e o Humberto bateu forte, acusando o diretor de ter ido negociar a vinda da jogatina americana para o Brasil para lavar dinheiro, sonegar impostos e de dar espaço para o crime organizado.