Coluna de Olho na Política: De quem partiu o comando para a operação da PM no sábado(29)?

Coluna de Olho na Política

Segunda-feira,31 de maio de 2021

Por Jorge Lemos

Esse sábado ficou marcado pelo ressurgimento dos movimentos de esquerda nas ruas, após o período mais crítico da Pandemia. Em grande parte das capitais e no Distrito Federal, as pessoa foram às ruas para pedir o impeachment de Jair Bolsonaro. Os movimentos tiveram presença de artistas, políticos, e foram marcados pela tranquilidade, uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, exceto no Recife, onde houve um grande cenário de guerra, com balas de borracha, bombas de efeito moral, um cidadão que não estava na manifestação cego de um olho e muitos feridos.

De fato, o cenário foi assustador. Mas levantou questões importantes, quando analisados após o calor da situação. De um lado circulam imagens de manifestantes lançando pedras nos policiais, do outro, policiais lançando spray de pimenta, bombas de efeito moral e balas de borracha. De fato, a guerra foi desproporcional. Um dos fatos que mais chamou a atenção foi o momento em que a vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), levanta a carteira de vereadora para solicitar espaço de fala aos PMs e recebe de volta uma rajada de spray de pimenta.

De fato a ação da Polícia Militar foi considerada, inclusive pelo governador Paulo Câmara, exagerada, levando ao afastamento do comandante da operação e de policiais envolvidos na agressão à vereadora.

O governo do Estado está fazendo sua parte, no sentido de oferecer atendimento médico aos feridos, indenizações, punição aos envolvidos. No entanto, após o pronunciamento do governador dizendo não ter autorizado a operação, a grande pergunta é “de quem partiu a ordem para a operação?”.

Reeleito – O presidente da Câmara de Vereadores do Moreno, Mozart Bruno (PSB), foi reeleito para presidir pela terceira vez a Casa Henrique Barbosa de Paz Portela. A eleição foi antecipada e o novo mandato na presidência começa em 2023 até 31 de dezembro de 2024. A nova mesa eleita por unanimidade é formada pelo vice-presidente, Joel Luiz, Primeiro Secretário, Tony do João Paulo e a segunda secretaria sai Eliziel Santana e entra Berg do Mercadinho.

Facista – Os petistas pernambucanos criticaram duramente a ação da polícia na manifestação contra Bolsonaro no sábado. Será que o fato vai estremecer as conversas já iniciadas para composição de 2022 com o PSB de Paulo Câmara? A deputada Marília Arraes não aliviou nas redes sociais: “Ou não tem controle, pulso firme, ou é fascista em pele de progressista para ganhar voto. Prévia de 2022”, postou a parlamentar

Radicalizando – Os prefeitos do interior do Estado estão começando a radicalizar nas medidas de combate à Covid 19. O prefeito de Sairé Gildo Dias (PL), decretou o toque de recolher na cidade, proibindo a circulação de pessoas de 20h às 5 horas da manhã. Hoje, o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) decidiu endurecer com as restrições no município. A cidade recebeu a visita dos ministros da saúde e do turismo que foram acompanhar o abastecimento de oxigênio nos hospitais. Será que os prefeitos vão ter que radicalizar em suas cidades para atravessarmos a terceira onda da covid-19?

Amostra- A comissão especial que analisa a PEC do voto impresso, não é sobre o fim das urnas eletrônicas, mas sim, sobre o voto auditável é o que garante o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL). Segundo ele, se a proposta for aprovada, será feita uma amostragem em alguns equipamentos para que algum mecanismo seja incorporado à urna eletrônica e que o voto seja impresso e validado.

Vacinação – Os trabalhadores de saúde: Médicos veterinários e Profissionais de Educação Física, estudantes de cursos da área de saúde em período de estágio, trabalhadores do CRAS e CREAS, além dos Conselheiros Tutelares poderão ser vacinados. A resolução 5461 foi publicada em 27 de maio pelo Comissão de Intergestores Bipartite Estadual CIB/PE.