Coluna de Olho na Política: Bolsonaro está correto em aceitar a Copa América no Brasil?

Coluna de Olho na Política

Quarta-feira, 02 de junho de 2021

Por Jorge Lemos

Em meio ao grande pico da pandemia, o presidente Jair Messias Bolsonaro decidiu aceitar a realização da Copa América no Brasil. Os jogos serão no Mato Grosso, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás. Ontem, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos postou a seguinte mensagem no twitter: “Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana, sem falar nos campeonatos estaduais e brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão em MT, RJ, DF e GO, sem público”, tuitou Ramos.

Na última segunda-feira, os governadores da Bahia, Rui Costa (PT), Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) e de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) anunciaram que seus Estados não aceitariam receber os jogos da Copa América. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), se mostrou favorável e ontem voltou atrás e não quer a realização dos jogos em seu Estado.

A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) entrou ontem, 01 de junho, com uma representação no Ministério Público Federal com o objetivo de instaurar um inquérito civil público contra o Presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo fato de o governo federal ter autorizado a realização da Copa América no Brasil. “Não há razoabilidade e nem amparo científico para a realização do evento”, ressalta a deputada.

O inquérito civil público, por intermédio da Procuradoria da República no Distrito Federal, tem por objetivo apurar a legalidade, o interesse público, a moralidade, o possível atentado à saúde pública e a prática de ato de improbidade administrativa cometido pelas autoridades federais ao aprovar a realização do torneio no País.

São mais de 460 mil vidas perdidas no Brasil, com cerca de 2 mil mortes diárias causadas pela doença. Menos de 10% da população brasileira está imunizada com as duas doses da vacina. O PT também entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal com o objetivo de barrar a realização da Copa América no Brasil. A relatoria será do ministro Ricardo Lewandowski.

Na frente- Pré candidato ao governo de Pernambuco, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), já lidera as pesquisas para governador de Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife, segundo pesquisas internas encomendas pelo PL. O pré candidato do PSB, Geraldo Júlio só é conhecido no Recife, onde foi prefeito por 8 anos. Anderson Ferreira anda bastante animado e quando aliviar a pandemia vai colocar o pé na estrada novamente.

É na oposição – O deputado federal, André Ferreira (PSC), irmão de Anderson Ferreira desmente qualquer articulação para que o prefeito de Jaboatão seja candidato ao senado pela Frente Popular. Segundo o deputado, os Ferreiras vão marchar juntos e unidos com a oposição ao PSB pernambucano.

Fechar – As autoridades de saúde do Cabo de Santo Agostinho precisam tomar a decisão de interditar a Câmara de Vereadores do município. O vírus da covid 19 vem infectando com força os assessores e vereadores, o último é o presidente da casa, Ricardinho (MDB), que encontra-se internado com o coronavírus.

Apoio – O deputado estadual, Clóvis Paiva (PP) recebeu o apoio do prefeito de Altinho, Orlando José (PSB), à sua reeleição. O anúncio contou com a presença do prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (PSL), aliado do deputado. Clóvis também já tem o apoio do prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL).

Insatisfação – Uma crise resolveu outra crise. A tropa de oficiais da Polícia Militar de Pernambuco estava insatisfeita com o comando do Coronel Vanildo Maranhão que entregou o cargo ontem e foi aceito pelo governador Paulo Câmara. Já exitia uma pressão para saída dele e foi resolvida com o episódio do último sábado. Os PMs comemoram o anúncio do novo comandante geral, Coronel José Roberto Santana.

Vai ter eleição ? – O governo de Pernambuco vai autorizar a realização da eleição da direção do Sintepe nos dias 16 e 17 de Junho em pleno pico da pandemia? O pleito estava marcado para novembro do ano passado e foi adiado para novembro de 2021, mas no apagar das luzes de 2020 fizeram uma assembleia com uma quantidade pífia de representatividade e decidiram antecipar para junho tudo em nome do poder. Essa gente tem moral para falar de Bolsonaro que aceitou a Copa América no Brasil? As chapas 02 e 03 estão fazendo campanha, mas querem o adiamento da eleição para novembro. A grande questão é que a atual presidente não pertence ao grupo da articulação sindical, que administra o sindicato há 31 anos.