Coluna de Olho na política: Aliança entre aliados de Lula Cabral com Keko só demonstra que estão todos em casa

Coluna de Olho na Política

Sexta-feira, 07 de maio de 2021

Por Jorge Lemos

Não é de causar estranheza a montagem de alianças do governo Keko do Armazém. O prefeito tem feito um governo de coalizão e aos poucos tem demonstrado quem são os seus aliados. Não causa nenhuma surpresa a aliança com o PP e PTC, partidos aliados de Lula Cabral. A cada passo dado só demonstra que estão todos na mesma casa e fazem parte de um mesmo grupo político, só estão afastados temporariamente. De fato, só os Gomes não fazem parte deste grupo. Para o prefeito, o cenário é de conforto já que vai governar sem oposição, só se os Gomes, liderados por Elias deixarem o governo e partirem para uma oposição forte a Keko, mas integrantes do grupo já dizem que não cabe mais aventuras e o momento é de sobrevivência.

Até onde vai essa reaproximação? O atual prefeito não tem dificuldades para governar com integrantes do grupo Lula Cabral, inclusive escolheu secretários de confiança do ex-prefeito para gerir com ele a prefeitura, a exemplo de Osvir Thomaz (Jurídico), Márcia Beatriz (Logística) e Maria Sizenalda (Finanças). Não será novidade nenhuma se o prefeito Keko do Armazém anunciar nos próximos dias, Edna Gomes como secretária municipal. Aliada de Lula Cabral e grande amiga do atual prefeito, inclusive atuou diretamente para evitar o rompimento do prefeito e vice à época. Ela conhece como ninguém a pasta de Programas Sociais, área que tem andado a passos lentos no governo Keko.

Para o grupo de Keko só existe uma restrição no grupo de Lula Cabral. É o suplente de vereador, Paulo Farias (PSB), que foi secretário no município. Ele é tido como o causador do rompimento entre Lula e Keko. Farias tem feito uma oposição radical contra o atual gestor, muitas vezes saindo da esfera política e partindo para o pessoal. Ontem, Farias divulgou uma nota que será oposição até o dia 31 de dezembro de 2024.

Chegou, chegando – Ao anunciar o apoio do PP ao prefeito Keko do Armazém (PL), o deputado federal, Eduardo da Fonte, já chegou anunciando grandes investimentos para o Cabo. São R$10 milhões em emendas paras as áreas de Assistência Social, Infraestrutura e Saúde. O deputado também já garantiu que o município vai receber 5 retroescavadeira e 4 tratores. Será o maior investimento de um deputado federal anunciado até agora no Cabo.

Definido – O prefeito do Moreno, Edimilson Cupertino (PSB), já definiu seu deputado federal nas eleições de 2022. Será Lula da Fonte, filho do deputado federal, Eduardo da Fonte e presidente do PP no Recife. Lulinha já esteve ontem, na cidade de Moreno na inauguração do Recife Outlet Premium. O estadual será Aglaison Filho (PSB).

Fortalecidos – Os enfermeiros de todo o país estão numa luta grande para aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que institui o piso salarial nacional da categoria e a jornada de trabalho semanal para os profissionais de enfermagem. Na próxima segunda-feira, 10 de maio, presidentes dos Conselho Regionais de Enfermagem irão se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O encontro será virtual, às 10h, e tem o objetivo de discutir a importância da pauta para a categoria e convencer o Senador a incluir em votação já durante a semana da Enfermagem.

Rompidos? – Circula nos bastidores da política pernambucana que o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros e o deputado federal, Eduardo da Fonte não fumam mais o cachimbo da Paz e estão rompidos. Comenta-se que Eriberto já procura um novo partido para militar e sair do PP na janela partidária em 2022.

Agricultura – A prefeita de Cortês, Fatima Borba (PRB), esteve ontem com o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado e com o deputado estadual, Clodoaldo Magalhães. Eles trataram sobre os projetos voltados para o desenvolvimento da agricultura no município.