Coluna de Olho na Política: Agora é a horas das convenções

Coluna de Olho na Política – Segunda-feira, 25 de julho de 2022


Por Jorge Lemos


Desde o dia 20 de julho está autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral a realização das convenções partidárias em todo o Brasil. O prazo final é até o dia 05 de agosto. Em Pernambuco, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou, no último sábado, a professora Cláudia Ribeiro como candidata ao governo de Pernambuco. O candidato a vice é o Professor Mariano, do mesmo partido. Já a candidata ao senado é a enfermeira Dayse Medeiros.


No sábado (30) será a vez da pré candidata ao governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB) realizar a sua convenção partidária no Clube Português. A ex-prefeita de Caruaru ainda não anunciou a chapa completa, com os nomes dos candidatos a vice- governador e senado. Os nomes deverão ser anunciados na convenção.


Já no domingo (31) é a vez da pré candidata à governadora, Marília Arraes (Solidariedade) homologar a sua chapa. O ato será no Classic Hall, em Olinda. Marília terá o deputado federal, Sebastião Oliveira (Avante) como seu candidato a vice governador e o deputado federal, André de Paula (PSD) candidato ao senado.


No mesmo dia, domingo (31), será a convenção de Anderson Ferreira (PL). Ele terá a advogada Izabel Urquisa (PL) como candidata a vice-governadora. Para o Senado, está o ex-ministro do Turismo de Jair Bolsonaro, Gilson Machado Neto (PL). O ato será às 10h, no Clube Português.


Também no domingo, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil) será homologado candidato ao Palácio do Campo das Princesas. Ele terá a deputada estadual, Alessandra Vieira (União Brasil) como candidata a vice-governadora. O nome para o senado ainda não foi divulgado. A convenção será no Clube Internacional, a partir das 14h.


Já a Frente Popular homologa o nome de Danilo Cabral (PSB), no dia 05 de agosto, último dia para a realização das convenções. O socialista terá a atual vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB) como postulante ao mesmo cargo. A candidata ao senado é a deputada estadual Teresa Leitão (PT). A convenção será no Clube Português.


A força de Olinda – O município de Olinda está bem representado nas chapas majoritárias de 2022. A ex-prefeita, Luciana Santos (PCdoB) será a vice de Danilo Cabral (PSB). A deputada estadual, Teresa Leitão (PT) candidata ao senado e a advogada, Isabel Urquisa (PL) candidata a vice na chapa de Anderson Ferreira (PL). Todas têm base política na cidade Olindense.


Vai com Danilo – Dissidente do PL, o atual prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, já anunciou que vai apoiar Danilo Cabral para o governo de Pernambuco. O prefeito cabense vai realizar um grande ato festivo para o pré candidato socialista na próxima quarta-feira, às 19h, no Clube da Destilaria. Na oportunidade, Keko vai lançar oficialmente a pré candidatura de Jeferson Timoteo (PP) a deputado estadual.


Vai para o senado – Escanteado pelo presidente Bolsonaro, o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos) resolveu ser candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Mourão integra a chapa que tem como candidato o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), aliado do presidente da república.


Popularidade digital 01 – A Folha de São Paulo publicou, na última sexta, o Índice de Popularidade Digital (IPD) dos pré-candidatos ao governo de Pernambuco, que é realizado mensalmente pela consultoria Quaest. A deputada Marília Arraes, do Solidariedade, lidera a lista com índice de 81,9 em popularidade digital, quase o dobro da segunda colocada, a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), que possui 46 no IPD. O candidato pelo PL, Anderson Ferreira, está em 3º lugar, com IPD de 42,9; Miguel Coelho (União Brasil) em 4º, com 42,2; Danilo Cabral (PSB) em 5º, com 35,9 e em 6º, João Arnaldo (PSOL), com 20,7.


Popularidade Digital 02- O Índice de Popularidade Digital é utilizado desde as eleições de 2018 e permite observar a “temperatura” da corrida eleitoral no meio digital. Ele monitora a presença digital, número de seguidores, engajamento, taxa de compartilhamentos, volume de buscas e a proporção de reações negativas e positivas sobre os candidatos. O IPD vai de 0 a 100.


O povo quer saber: Quem ganhou com a visita do ex-presidente Lula a Pernambuco. Danilo Cabral ou Marília Arraes?