Audiência Pública na Alepe discute apoio aos esportes equestres

A audiência pública sobre a importância do fortalecimento dos esportes equestres, no estado, reuniu, ontem, parlamentares, representantes de diversas entidades do ramo, no auditório Ênio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco ( Alepe).

O encontro foi promovido pela Comissão de Esporte e Lazer da Casa e proposto pelo deputado Pastor Júnior Tércio, que preside o colegiado.

Na ocasião, o deputado detalhou o projeto de lei que institui o Passaporte Equestre, de autoria conjunta dele com o primeiro-secretário da Alepe, o deputado Gustavo Gouveia, que contempla, em um só documento, todas as informações do animal, vacinas, exames, facilitando o transporte e a fiscalização do transporte de animais equestres.

“ Os esportes equestres são muito importantes para o nosso estado, pelo que representam tanto para a nossa cultura, quanto para a economia, gerando emprego, renda e receita e, portanto precisamos debater várias questões relacionadas à modalidade”, disse o parlamentar.

O Presidente da Associação Brasileira de Vaquejada, a ABVAQ, vice-presidente de Criadores de Cavalo Quarto de Milha de Pernambuco (ABQM) e Diretor do Instituto Brasileiro de Equidecultura (IBEQUI), Paulo Gustavo Moura, conhecido como Pauluca, afirmou que a vaquejada gera cerca de 800 mil empregos diretos, no Brasil. Ele disse ainda que teve acesso a estudos que apontam que a cadeia produtiva do cavalo atualmente, movimenta mais a economia do que a indústria automobilística e sugeriu que se fizesse o Todos com a Nota para a Vaquejada, como uma política pública de incentivo.

Fernando Miranda, diretor de Defesa e Inspeção Animal da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), explicou o trabalho do órgão que é fiscalizador e se colocou à disposição para auxiliar no que for preciso.

A professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Beatriz Dutra Vaz, divulgou os serviços gratuitos da universidade voltados à saúde dos equinos, incluindo o fornecimento da medicação.

Já o representante do Jockey Club de Pernambuco, Leonardo Uchoa, parabenizou Junior Tércio, pela iniciativa e ressaltou a necessidade de mais políticas de incentivos e de patrocínios. Ele também aproveitou a oportunidade para falar sobre o projeto social, desenvolvido pela instituição denominado de : Jockey do Futuro, iniciativa que trabalha com crianças de 10 a 15 anos, oriundas das comunidades ao redor do bairro da Madalena, preparando e formando-as para competirem.

Representando a Federação Equestre de Pernambuco (FEP), Gustavo Rabelo, também parabenizou a iniciativa de promover o debate, na Alepe, falou das atividades equestres desenvolvidas e classificou a iniciativa como muito importante para os esportes equestres, no estado.

A deputada federal Clarissa Tércio (PP), agradeceu o convite, parabenizou o esposo Pastor Júnior Tércio, pela iniciativa e afirmou que a comunidade dos esportes equestres conta com a sua voz, na Câmara dos Deputados, em defesa de mais incentivos, investimentos e na criação de políticas públicas.

Representando a Secretaria de Executiva de Esportes do Estado de Pernambuco, Guilherme Falcão disse que a pasta estava aberta para oferecer o suporte necessário para incentivar os esportes equestres no estado e falou que o Governo ja contemplou atletas do hipismo com o Programa Bolsa Atleta.