O município de Parnamirim, no Sertão Central pernambucano, recebeu a segunda edição do Programa Incra Cidadão, ao longo da semana. Com articulação do deputado estadual Antonio Coelho (DEM), o projeto finalizou com saldo positivo, beneficiando mais de 250 famílias residentes nos assentamentos da cidade.
A força-tarefa realizada pelo Incra-PE na sede do Sindicato Rural de Parnamirim disponibilizou serviços voltados para resolver pendências de famílias assentadas e de produtores rurais, tais como regularização de parcelas, desbloqueio de assentados, atualização de cadastro no SIPRA, emissão de DAP e CCU, bem como esclarecimentos sobre outras ações. Também foram realizados serviços de liberação de crédito. O município de Parnamirim possui 12 assentamentos, que abrigam mais de 400 famílias.
Celebrando o sucesso da ação, o deputado Antonio Coelho ressaltou que o Programa Incra Cidadão levou conquistas para Parnamirim, figurando como um importante vetor de incentivo à agricultura familiar e de promoção de maior dinamismo da economia local.
“O Incra Cidadão contribui para que o homem do campo tenha mais apoio técnico, atuando para que benefícios e serviços desse grande órgão federal possam ser acessados pelas famílias assentadas, resultando também na injeção de recursos na economia do município”, destacou o parlamentar, pontuando que seguirá na luta em prol do fortalecimento da agricultura familiar.
O superintendente regional do Incra, Thiago Angelus, ressaltou o papel da força-tarefa itinerante e reforçou o objetivo de aproximar a autarquia federal das famílias residentes nos assentamentos pernambucanos. “Tivemos uma semana bastante produtiva, na qual pudemos auxiliar mais de 280 famílias, inclusive, muitas delas estão esperando essa oportunidade há muitos anos por não ter condições de se deslocar até Petrolina para resolver suas pendências”, comemora o gestor.
O ex-vice-prefeito de Parnamirim, Nivaldo Mendes, destacou a necessidade da força-tarefa promovida pelo Incra-PE, classificando-a como importante ferramenta para auxiliar o homem do campo a resolver suas pendências. “É uma oportunidade de acesso à assistência técnica e de trabalho mais próximo ao Incra”, frisou.