Andreza Romero sofre nova ameaça por combate à crueldade de carroceiros e volta a pedir proteção policial à SDS

 

Há pouco mais de dois anos, a secretária dos Direitos dos Animais do Recife, Andreza Romero, tem enfrentado uma onda de violência e intimidação por parte de grupos de carroceiros que se opõem às ações de fiscalização que têm como objetivo o resgate de animais usados nos veículos de tração animal. Na última sexta-feira, ela voltou a receber áudios ameaçadores não apenas contra sua vida, mas também dos funcionários que atuam no órgão municipal.

“É crucial que a sociedade esteja ciente e denuncie a conduta de pessoas que defendem o direito de explorar animais e que, além de maltratar essas vidas, faz ameaças diretas à segurança pessoal de quem se coloca contra uma prática truculenta e desrespeitosa contra a vida. Essas ameaças têm o objetivo de nos silenciar e nos intimidar, mas não iremos retroceder nem temer essas pessoas”, disse Andreza, ao expor a violência.

Na última quinta-feira, a secretária realizou o resgate de uma égua que entrou no Hospital Veterinário do Recife e que, segundo populares, pertencia a um criminoso da região do Cordeiro. O homem teria ido ao local para afrontar os servidores, mas Andreza não cedeu. Logo depois o ocorrido, áudios prometendo “matar todos os funcionários, filhos da p*, arromb*dos”.

A crise entre Andreza e a categoria não vem de agora. A secretária é esposa do deputado Romero Albuquerque, principal nome da defesa animal de Pernambuco, que é autor do projeto de Lei que proíbe a circulação de carroças em todo estado e foi protagonista da luta pela regulamentação da Lei da Tração Animal no Recife.

Ao longo dos anos, ambos já foram perseguidos, ameaçados, intimidados – inclusive, com marchas de carroceiros no entorno do lugar onde moram. Em outro episódio, o casal chegou a solicitar à Secretaria de Defesa Social um pedido de proteção policial, mas este foi negado.

“Meu pedido é um protocolo de segurança, afinal, estou nas ruas todos os dias, fiscalizando e resgatando estes animais, mas, em momento algum, deixarei que essa violência atrapalhe o nosso trabalho. Me sinto vulnerável, é claro, mas a maior vulnerabilidade é a dos animais que são explorados por esse tipo de pessoa”, a secretária pontuou.

Em 2021, Andreza também recebeu vários áudios ameaçando tirar sua vida: “Manda o zap dessa c…, manda o zap dessa s… Ela quer tirar onda, é? Quero que ela venha pegar o meu cavalo quando eu tiver na rua que ela vai ganhar o dela”, dizia um homem em um deles. “Eu passo o dedo nela, eu disparo. Ela é doida pegar um cavalo meu? Ela vai morrer”, falava também. Aflitos, porém focados em seguir na luta, o casal de parlamentares mais uma vez vai precisar reforçar a segurança particular e tomar providências contra os autores das ameaças. Os dois pediram novamente proteção à Secretaria de Defesa Social do estado.

“Não é de hoje que nossas vidas são ameaçadas por defender a extinção da exploração a esses animais. Essa é uma luta antiga que está perto do fim, por isso tanta violência”, disse Andreza. A secretária completa: “Não vou me deixar intimidar por criminosos e seguirei protegendo os cavalos e todos os que lutam a favor deles.”