O prefeito João Campos participou do assinatura da ordem de serviço, na manhã de hoje, da revitalização da Pracinha de Boa Viagem. Os serviços, que começam nesta segunda (18), serão coordenados pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e foram viabilizados através de emenda parlamentar do deputado federal Felipe Carreras.
O espaço que, atualmente, conta com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), operado pela Empetur, além da Igreja de Boa Viagem, e de uma feira permanente de artesanato, ganhará nova iluminação, banheiros masculino e feminino e um novo piso na área das barracas de alimentação. Também será instalado um passeio específico, seguindo normas de acessibilidade, por meio de pisos direcionais e de alerta.
“A gente acabou de dar a ordem de serviço para o início das obras de recuperação e requalificação da Pracinha de Boa Viagem. É uma ação muito importante, num ponto turístico da cidade, sobretudo agora que começa a alta temporada de verão. Os números da pandemia estão melhorando muito, a vacinação está avançando e a gente cuidando da cidade”, declarou João Campos na ocasião.
O valor total orçado é R$ 840 mil proveniente de uma emenda federal do deputado Felipe Carreras, via Ministério do Turismo. “Essa obra aqui, histórica, é fruto de diálogo entre as equipes, diálogo com os trabalhadores da Pracinha de Boa Viagem, esse espaço turístico, espaço do povo recifense. Construindo junto todas as soluções, a gente acredita que a partir do início dessa obra, essa pracinha terá nova vida e será importante para a convivência dos turistas e sobretudo das pessoas que vivem aqui”, disse Felipe Carreras.
Para a área das barracas, está prevista uma estrutura metálica modular que servirá para abrigar a rede de eletricidade e que chegará até cada unidade, também haverá suporte para a iluminação. “Eu fico muito feliz de poder contribuir com a requalificação desse espaço daqui da Pracinha de Boa Viagem, um ponto turístico que tem tantos visitantes que visitam diariamente esse local. E a gente vai poder dar a oportunidade de oferecer um local mais bonito, mais receptivo, mais adequado para o convívio não só dos turistas mas também dos moradores aqui da área. Em poucos meses estaremos novamente aqui juntos para inaugurar essa importante obra”, comentou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco Rodrigo Novaes.
Já a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, lembrou da importância turística da Pracinha de Boa Viagem: “a Pracinha de Boa Viagem sempre teve um apelo turístico gigantesco porque ela está localizada no coração do Recife, na praia de Boa Viagem, onde fica 95% da nossa hotelaria. Então dos 17100 leitos, praticamente, 100% estão num raio de 10km aqui da Pracinha de Boa Viagem. E essa Pracinha sempre fez parte da visita turística, então a gente sempre promoveu aqui manifestações culturais como a ciranda às quartas-feiras que vão voltar em breve devido ao avanço da vacinação. Acredito que essa entrega é tanto para o cidadão que mora em Boa Viagem e em outros bairros como também para os turistas porque sempre foi um dos pontos mais visitados pelos turistas na nossa cidade”, disse.
O padre Fábio José Farias Leite, pároco da Igreja da Pracinha, também esteve presente no ato de assinatura da ordem de serviço. “Nossa expectativa é a melhor, nós acompanhamos aqui, enquanto Igreja, o trabalho do povo que vive aqui na pracinha, é labuta com o suor do seu trabalho nas barracas, e precisa de dignidade. Então a gente espera que a revitalização dê dignidade ao povo que aqui trabalha e, sobretudo, possa gerar um espaço para o turista que vem a Recife”, contou ele.