A Prefeitura de Olinda por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo lança nesta segunda-feira (30), o chamamento público para repassar os recursos da Lei Aldir Blanc – LAB 2.0 para os artistas e profissionais da cultura do município.
O aporte financeiro nesta edição soma mais de um milhão, que serão repassados aos artistas por meio de dois editais – o edital Conecta Arte, voltado para produção e formação artística e o prêmio Memória Viva, destinado às mestras e mestres da cultura tradicional e popular do município. O prazo para envio de propostas será de 18 a 29 de outubro de 2021.
A expectativa do LAB 2.0 é contemplar 274 propostas nos dois editais, com prioridade para os artistas e produtores não contemplados no edital passado. Os artistas poderão enviar propostas nos segmentos de: Artes Plásticas; Artes Gráficas e Congêneres (Artes Visuais); Artesanato; Circo; Cultura Popular e Tradicional; Dança; Design e Moda; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Música; Patrimônio; Teatro; Audiovisual e Artes Integradas.
Os interessados em concorrer aos editais neste ano de 2021, precisam efetuar o cadastro no Mapa Cultural de Pernambuco Os editais estão disponíveis no endereço Mapa Cultural de Pernambuco. A adesão ao mapa por parte do município visa colaborar com o mapeamento dos artistas e produtores culturais de Pernambuco, fortalecendo as polĩticas públicas para o setor da cultura. O cadastramento no mapa também é uma recomendação do Governo Federal, com o objetivo de enquadrar os cadastros culturais municipais na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os artistas e produtores que residem em Olinda e que já estejam cadastrados no Mapa Cultural de Pernambuco não precisam atualizar ou refazer o seu cadastro. Os interessados que não se cadastrarem no mapa cultural do Estado não poderá concorrer aos editais da Aldir Blanc 2021 em Olinda.
Prêmio Memória Viva- O Prêmio Memória Viva será destinado para as Mestras e Mestres da cultura tradicional e popular de Olinda e tem a expectativa de contemplar 54 propostas, que somam R$ 290 mil. O prêmio visa reconhecer os patrimônios imateriais do município, em especial as agremiações, entidades, mestras e mestres de notório saber e detentores da história e das tradições.
Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, ou pessoas jurídicas, que desenvolvam atividades, ações e projetos relacionados à tradições e saberes da cultura popular ou tradicional, domiciliadas e com atuação comprovada no Município de Olinda, há no mínimo 10 (dez) anos. Acesse aqui o Edital Memória Viva.
Edital Conecta Arte- Oedital Conecta Arte é destinado artistas individuais, espaços culturais, bandas e coletivos, disponibilizando R$ 715 mil para auxiliar artistas que desejam realizar produções e oficinas virtuais nos segmentos de: artes plásticas; artes gráficas e congêneres (artes visuais); artesanato; circo; cultura popular e tradicional; dança; design e moda; fotografia; gastronomia; literatura; música; patrimônio; teatro; ópera; audiovisual; e também artes integradas.
Os conteúdos produzidos deverão ser publicados em plataformas digitais, por exemplo – Youtube, Instagram, Vimeo, Site, Facebook e outros meios digitais, desde que estejam públicas na internet. Os conteúdos de vídeos, lives, podcasts, web rádio, mostras virtuais, criação de sites e outros.
Poderão participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, ou pessoas jurídicas, que desenvolvam projetos artísticos e culturais, domiciliadas e com atuação comprovada por no mínimo um ano 01 um ano, também é preciso comprovar atuação por pelo menos 02 (dois) anos na área cultural. Acesse aqui o Edital Conecta Arte.