Em Petrolina, taxa de ocupação de UTIs para Covid-19 cai após abertura de novos leitos

Após o governo de Petrolina anunciar, nesta quarta-feira (10), a abertura de novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19, a taxa de ocupação dos leitos críticos na cidade caiu para 77%. A estrutura foi montada no Hospital Promatre de Juazeiro para atender pacientes com coronavírus de Petrolina e região. Com o novo espaço, a rede foi ampliada para 54 vagas. Segundo o prefeito Miguel Coelho, outras oito vagas devem ser abertas até o próximo sábado (13), na UTI do Hospital Universitário de Petrolina.

O número significa um aumento na assistência da rede pública de saúde aos pacientes com coronavírus, mas não uma queda do número de internados. De acordo com o último boletim epidemiológico municipal, estão internados 42 pacientes na UTI por covid-19.

Miguel Coelho, afirmou que a rede de terapia intensiva ganhou um fôlego, mas isso não representa solução definitiva para a realidade atual do sistema de saúde do município. “É uma boa notícia para nossa região, mas não podemos achar que resolvemos todos os problemas. Vencemos um dia. É preciso continuar esse esforço coletivo com os governos e a população”, defende Miguel Coelho.

Até o momento, Petrolina já registrou 219 óbitos por coronavírus desde o início da pandemia. Apesar do crescimento de casos e internações recentes, o município segue com a menor mortalidade por covid-19 entre as cidades com mais de 200 mil habitantes do Nordeste.