O deputado estadual Doriel Barros (PT), realizará, na tarde desta quinta-feira (11), uma reunião virtual pautada na segurança das mulheres do campo. Com o tema ““Segurança no campo: um recorte de gênero”, o encontro virtual foi articulado visando promover escuta de agricultoras familiares, assalariadas rurais, pescadoras, quilombolas e indígenas acerca dos desafios enfrentados por essas mulheres no acesso às políticas públicas de segurança.
Na oportunidade, foram discutidas ainda, a possibilidade da criação de projetos de lei que ajudem a prevenir a violência contra a mulher que vive no campo. “Vamos também acolher as proposições dessas trabalhadoras e transformá-las em ações legislativas, a exemplo de Projetos de Lei e indicações. Se a violência contra a mulher na cidade já é invisibilizada, imagine no campo. Precisamos reverter essa situação”, comenta o parlamentar.
De acordo com o deputado, o objetivo do encontro é aprofundar as pautas apresentadas por representantes de movimentos e organizações atuantes em defesa dos direitos da mulher. “Precisamos fortalecer no estado a rede de combate à violência, já que temos um Governo Federal que não se preocupa com a vida dessas companheiras. Só para se ter uma ideia, de acordo com a Rede de Observatório da Segurança, cerca de 5 mulheres foram assassinadas ou vítimas de violência por dia em 2020. Enquanto isso, a ministra Damares fez o menor investimento dos últimos 10 anos em ações de proteção à mulher”, pontua Doriel Barros.