Após 31 anos, o ministro Marco Aurélio se despede do STF

Nesta segunda-feira, (12), o Ministro Marco Aurélio Mello se aposenta do cargo do Supremo Tribunal Federal (STF) depois de 31 anos prestando serviços à mais alta Corte do país. Indicado em 1990 pelo seu primo, o ex-presidente Fernando Collor, o ministro se despede na data de seu aniversário de 75 anos, idade limite imposto para servidores públicos.

“Encerro meus dias como juiz com o sentimento de dever cumprido”, declarou, em entrevista ao site Poder 360. “Posso ter errado, pois sou humano”, acrescentou, sem mencionar do que se arrependeria.  O ministro também lembrou que ao chegar ao STF , encontrou um tribunal conservador, em razão de ministros indicados durante o regime militar. “O sistema de trabalho era outro. As turmas sempre foram ágeis e esgotavam a pauta. Hoje, o que percebo é que se perdeu a espontaneidade.”, afirmou.

Ao sair, o ministro desejou sorte ao indicado que irá ocupar a vaga deixada por ele, mas não poupou recados sobre a postura de um integrante da Suprema Corte. “Que o futuro ministro honre a cadeira, seja autêntico e saiba a envergadura que a cadeira do Supremo tem. Não se agradece com a capa”, disse.

O presidente Jair Bolsonaro  (sem partido) já sinalizou que pretende indicar para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) o atual advogado-geral da União, André Mendonça. A nomeação de ministro do Supremo é prerrogativa do presidente da República, após aprovação do Senado Federal.

Compartilhe:

plugins premium WordPress