Por seus relevantes serviços prestados na saúde municipal, Vertentes recebeu chancela da Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, e se tornou elegível para receber a implantação de um polo de medicina na cidade. O anúncio deste grande marco foi realizado pelo prefeito Romero Leal (PSDB) e pelo secretário municipal de saúde, Elídio Moura, em um vídeo publicado nas redes sociais do chefe do executivo na tarde desta terça-feira (10).
A elegibilidade para participar do edital de implantação desse polo de medicina no município se deu após uma visita do diretor da universidade em Pernambuco. Nesse encontro, foram analisados quesitos como funcionamento do hospital, cirurgias realizadas, exames ofertados pela rede municipal, atendimentos ambulatoriais especializados, entre outros.
“Alguns municípios do estado de Pernambuco foram elencados. Vertentes é um desses municípios que foram convidados para participar do edital e poderá receber a implantação de uma faculdade de medicina”, explicou o secretário Elídio Moura.
O prefeito Romero Leal (PSDB) se mostrou muito feliz com esse importante marco para o município e fez questão de falar dos avanços na saúde municipal: “Isso demonstra a evolução que praticamos na área da saúde aqui [em Vertentes].”, disse. “Se nós fomos focados e visualizados [pela Universidade Estácio de Sá], é porque fizemos o dever de casa”, completou.
O município de Vertentes alberga, hoje, cirurgias de 28 municípios, sendo, portanto, um importante polo de saúde da região Agreste do estado. Além da população vertentense, os principais pacientes beneficiados são de Toritama, cujos números somam mais de quatro mil cirurgias e mais de dois mil partos realizados.
Agora, com o edital assinado, Vertentes aguardará a definição da universidade acerca de qual município pernambucano será, por fim, beneficiado com a implantação dessa faculdade.