O Governo de Pernambuco vai restaurar os bens móveis e integrados da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro do Recife. A governadora Raquel Lyra assinou, na manhã desta terça-feira (3), em visita à igreja, a ordem de serviço da obra de restauro que será executada por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Orçada em R$ 3,4 milhões, a intervenção conta com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através do Novo PAC. O ato contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause.
A gestora visitou o espaço religioso e ressaltou que a iniciativa contribui para a requalificação do centro da capital pernambucana. “Estamos trabalhando pela restauração do nosso patrimônio histórico que é riquíssimo. E contando com recursos do Governo Federal, por meio do Novo PAC, o Estado fica responsável pela obra. A restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, além de valorizar nosso patrimônio, também reforça, junto com outras ações, a requalificação do Centro do Recife, para que nossa capital seja um lugar bom para frequentar, seja para lazer, trabalho ou turismo”, destacou Raquel Lyra.
Estão inclusas ações de conservação e restauro com intervenções previstas para cinco ambientes da Matriz de Santo Antônio. “É muito importante o restauro, as obras de conservação e manutenção para essa igreja que fica no coração do Recife. Essa igreja é um símbolo da fé e vai receber esse cuidado para que possa acolher ainda melhor os fiéis que vêm aqui”, afirmou a secretária de Cultura, Cacau de Paula.
Serão restaurados os espaços da nave, que são: forro, cimalhas, tribunas, portadas, púlpitos, arco cruzeiro, pinturas, retábulos e balaústres (antiga mesa de comunhão que delimita os níveis e espaços no corpo da nave); a capela-mor, com o retábulo do Santíssimo Sacramento, tribunas, cimalhas, forro, revestimentos parietais em talha e pinturas apaineladas; a sacristia da Irmandade do Santíssimo Sacramento, com o nicho de N. Sra. da Soledade; a sacristia da Matriz, com arcaz em jacarandá; e sub-coro com forro, capela de N. Sra. da Piedade, pia batismal e painel do Batismo de Cristo.
“Essa restauração é algo muito importante, porque a igreja foi restaurada, mas os bens menores, que têm igualmente grande valor artístico e histórico-cultural, ainda precisam de manutenção. Fé, cultura e história estão profundamente unidas em todos estes elementos que compõem o nosso barroco tão precioso no Recife, em Olinda e adjacências”, declarou o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.
Localizada no bairro de Santo Antônio, no centro da capital de Pernambuco, a Igreja do Santíssimo Sacramento, conhecida popularmente como Matriz de Santo Antônio, ficará fechada durante a reforma, que tem prazo de 13 meses. De acordo com a Arquidiocese, toda a atividade religiosa será feita na lateral do templo.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, explicou que a obra ocorre para complementar outra intervenção já realizada. “No final de 2018, o Iphan concluiu a obra civil da Igreja Matriz de Santo Antônio e, em seguida, a Arquidiocese de Olinda e Recife, proprietária do bem, contratou um projeto para restauração dos bens integrados do monumento, que foi aprovado pela autarquia federal”, detalhou.
Em estilo barroco colonial, a igreja teve a sua construção iniciada em 1753 e concluída em 1790. Tombado em nível federal, o monumento religioso é formado por oito altares, duas capelas da nave, um consistório no andar superior, uma dupla fileira de tribunas e duas sacristias, de cada lado da capela-mor.
“É uma satisfação enorme ver um projeto desse se concretizando, tanto pelo valor sentimental, por se tratar de uma Igreja que é o coração do Recife, mas também pela boa utilização de recursos. Temos certeza de que o prazo será cumprido e a igreja será entregue ainda melhor”, afirmou o superintendente do Iphan em Pernambuco, Gilberto Sobral.
Participaram os secretários estaduais Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), além do pároco da Igreja do Santíssimo Sacramento Matriz de Santo Antônio, Roberto Nogueira.
Grupo de Trabalho – Após a assinatura da ordem de serviço, o grupo de trabalho formado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, a Secretaria de Cultura e a Fundarpe se reuniram para tratar da reconstrução do Santuário do Morro de Nossa Senhora da Conceição. A governadora Raquel Lyra assegurou a reconstrução do templo por meio de Termo de Fomento.