O Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Jaboatão dos Guararapes disponibiliza serviço gratuito para tratamento de gatos infectados com esporotricose (infecção na pele causada pelo fungo Sporothrix), que pode ser encontrado em terrenos arenosos e em materiais em decomposição, como madeiras, galhos e folhas. O atendimento no CVA é realizado de segunda a quarta-feira, das 8h30 às 11h30.
Os felinos infectados poderão transmitir a doença para os tutores. Já os tutores devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para ser avaliado e receber tratamento médico.
A esporotricose é caracterizada por feridas na pele do animal e o tratamento é a base de medicamento antifúngico chamado Itraconazol, com duração mínima de seis meses. A medicação é disponibilizada de forma gratuita pelo município, tanto para o animal quanto para a população. A cada 30 dias o gato é reavaliado pela equipe médica.
O atendimento no centro de vigilância é por demanda espontânea, ou seja, basta levar o animal até o CVA. É importante que o tutor apresente documentos pessoais de RG, CPF e comprovante de residência.
“Caso o tutor ou tutora perceba alguma ferida no seu gato poderá entrar levá-lo até o centro para ser avaliado pela nossa equipe. É importante procurar atendimento o quanto antes para evitar problemas mais graves, tanto para o animal quanto para o tutor”, alerta a superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Freitas.
Desde o ano de 2018, o município disponibiliza tratamento gratuito para gatos com esporotricose. Mais de 1.100 felinos receberam atendimento e foram curados. Somente este ano aproximadamente 550 gatos foram atendidos e estão em tratamento no CVA.
Serviço:
Centro de Vigilância Ambiental do Jaboatão dos Guararapes
Local: Avenida Eixo da Integração, s/n, Muribeca (próximo à UPA de Engenho Velho)
Atendimento: Segunda a quarta-feira, das 8h30 às 11h30.
Informações: 3134-9750
*Foto: Leandro de Santana/PJG*