Nos dez anos do Movimento Ocupe Estelita, nesta terça-feira, 21 de maio, a vereadora do Recife Liana Cirne (PT), que atuou na época como ativista e advogada do movimento, usou as redes sociais para criticar o Projeto Novo Recife.
“É importante hoje reviver tudo que o movimento construiu e discutir o atual cenário proposto pelo “Novo Recife”, que na verdade nem é novo e nem é bom, e diferente do que tenta propagar o projeto, vai elitizar e segregar mais um pedaço da nossa cidade para uma pequena parcela rica da população. Por isso estamos nos 10+ do Estelita reafirmando que a cidade é nossa. Ocupe-a”, escreveu Liana Cirne.
No vídeo, a parlamentar faz um paralelo entre as torres de luxo construídas no Cais José Estelita e a comunidade da Avenida Sul.
“Eles disseram que o Novo Recife vai ressignificar, reconectar e revitalizar o Recife, mas nós sabemos que não. Há dez anos nós dizemos que o Novo nem é novo, nem é bom. No lugar de reconectar, ele vai segregar, no lugar de revitalizar, vai elitizar, no lugar de ressignificar, ele vai elitizar as oligarquias de sempre”, disse Liana Cirne no vídeo, “O que eles não falam é que junto com o muro da Av. Sul, eles também vão derrubar as casas de centenas de famílias que moram aqui”, finaliza Liana.
A vereadora lembra que o movimento foi um local de luta e resistência por uma cidade igualitária.
“A ocupação do Cais contra a elitização do Recife, em 2014, foi um palco de luta e resistência que conectou espaços físicos e simbólicos além daqueles 10 hectares. Nossa voz chegou longe e comprovou a força que temos para construir uma cidade igualitária para todo mundo”, escreveu Liana.