O vereador Chico Kiko ocupou a Tribuna da Câmara de Vereadores do Recife na Sessão Ordinária da manhã desta Segunda-feira, 20, para denunciar o descaso da gestão Raquel Lyra com a saúde pública do estado.
“Diariamente chegam pessoas desesperadas, denunciando casos absurdo da falta de atendimento e de pessoas correndo risco de morte nos hospitais públicos do estado. Cito o caso de Sr. Iberê Costa, 92 anos, que está internado no Hospital de Areias, esperando há 8 dias por uma tomografia e uma vaga na UTI. Essa situação é recorrente nos hospitais de Pernambuco, o paciente entra, espera tanto por exames ou tratamento adequado, que acaba morrendo. Só no Hospital de Areias, já morreram 07 pacientes nos últimos dias. Isso tudo é o reflexo da falta de investimentos no setor da saúde. A governadora Raquel Lyra diminuiu mais de 1 bilhão de Reais dos recursos que deveriam ser destinados à saúde. Aí, quem paga o pato é o povo”
Chico Kiko aproveitou o momento para comparar a saúde do estado com a do Recife, que vem aumentando os recursos empregados no setor. O vereador citou a contratação de mais Agentes de Saúde para a cidade e a construção dos Hospitais da Mulher, do Idoso, e agora o Hospital da Criança, que será instalado na Avenida Recife, e começará a funcionar ainda este ano.
“Cada vez a prefeitura aumenta mais os investimentos na saúde do recifense. Mas quero aproveitar que ao mesmo tempo que parabenizo pelas iniciativas em prol da saúde do povo do Recife, faço dois apelos ao prefeito João campos: o primeiro, que neste Hospital da Criança, seja incluído o atendimento de emergência. E o outro apelo é um clamor da população, que o Cravo Gama, unidade de saúde municipal, que antes funcionava na Casa da Criança, em Afogados, seja retirada das dependências do Hospital de Areias”, concluiu Chico.
Em seu discurso, Chico Kiko foi aparteado por diversos vereadores que corroboraram com suas informações, alguns sugeriram que os parlamentares visitem os hospitais do estado e outros exigiram a exoneração da secretária de Saúde de Pernambuco. Chico finalizou sua presença na Tribuna, com uma constatação, “com menos de um ano e meio de administração, o que a gente constata que Raquel Lyra não tem capacidade nem compromisso de garantir saúde para os pernambucanos”.