Carteira do Idoso: veja como o cidadão de Olinda pode ter acesso ao benefício

Os idosos olindenses de baixa renda podem viajar de modo gratuito em transporte interestadual. Isso é possível através da Carteira do Idoso, que também permite desconto em passagens. Em Olinda, o serviço é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que oferece o benefício aos cidadãos com mais de 60 anos, inscritos há mais de 45 dias no CadÚnico. A carteirinha pode ser solicitada de maneira presencial ou pela internet.
“Para quem tem pouco tempo de inscrição no Cadastro Único, entregamos a carteira provisória, que tem validade de seis meses. Quem tem mais de três meses, sai com a carteira definitiva, que tem dois anos de validade. Esse documento fortalece a pessoa idosa quando ela vai ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP), pois é um documento que facilita o diálogo entre os atendentes das empresas que fazem as viagens interestaduais. Com este documento, o beneficiário viaja para qualquer lugar do Brasil”, explicou a gerente do Cadastro Único de Olinda, Marta Gonçalo.

⇒ O que é a Carteira do Idoso?
A Carteira da Pessoa Idosa, ou Carteira do Idoso, é um documento que permite o acesso gratuito a passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário. Ou ao menos, o desconto de 50% nessas passagens. Esse benefício está previsto no Estatuto do Idoso, da Lei nº 10.741/03.

⇒ Quem tem direito?
Tem direito ao benefício os idosos acima de 60 anos de idade, com renda mensal inferior ou igual a dois salários mínimos. Para ter direito, o cidadão deve ter inscrição há mais de 45 dias do Cadastro Único, sistema do governo federal que reúne dados das famílias de baixa renda.

⇒ Quais os benefícios?
Com a Carteira do Idoso, o cidadão de baixa renda consegue viajar gratuitamente ou obter desconto de no mínimo 50% na passagem de transporte interestadual.

⇒ Como solicitar a Carteira do Idoso presencialmente?
Para solicitar a Carteira do Idoso, o interessado deve primeiro fazer inscrição no Cadastro Único. Para isso, é necessário comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. O CRAS fará então a solicitação da emissão da carteira através do sistema Carteira do Idoso. Para quem já está incluso no CadÚnico, basta ir ao CRAS para solicitar o documento.

⇒ Como solicitar a Carteira do Idoso pela internet?
Também é possível solicitar a Carteira da Pessoa Idosa pela internet. Para isso é necessário acessar o site Gov.br, no serviço relacionado a carteira para o idoso de baixa renda. Feito isso, deve-se clicar em “Emitir Carteira” e fazer o login na plataforma. Quem não é cadastrado, deve clicar na opção “Crie sua conta”.