Segurança do Ipojuca através do uso da tecnologia é tema no REC’n’play 2023

Representando a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, o secretário da pasta, Osvaldo Morais, esteve presente, nesta quinta-feira (19), na 5ª edição do Rec´n´play, um dos maiores e mais importantes eventos de inovação e tecnologia do Brasil, que acontece até o dia 21 de outubro, no Bairro do Recife. Em um dos setores da programação, o Gov In Play, que tem como objetivo reunir profissionais de empresas públicas e privadas, líderes e especialistas engajados em inovação governamental para promover um espaço de troca de ideias, conhecimentos e experiências, Osvaldo falou sobre segurança e tecnologia. A palestra teve como tema “O uso da tecnologia como aliada nas demandas relacionadas à segurança pública”. A atividade também contou as apresentações do Engenheiro Civil e Mestre em Inovação na Construção Civil, Thomás Migliorini Covello, e do Arquiteto e Urbanista, José Gleidson Dantas da Cunha.

Reconhecida pelas boas práticas nessa área da gestão municipal, a Prefeitura do Ipojuca inova cada vez mais para reforçar a segurança pública. A cidade conta com diversos suportes, a exemplo de 129 câmeras implantadas e uma central com 50 operadores e seis supervisores; o 153 digital, aplicativo para realizar denúncias com atendimento 24h; a Plataforma WEB, que permite acesso e compartilhamento de imagens adquiridas pela constelação PlanetScope- 130 Satélites; o Botão do Pânico, um sistema com dispositivo para as mulheres vítimas de violência doméstica; e a Bodycam, câmeras corporais, recentemente lançadas. Com investimentos prioritários como esses, é possível ver, no dia a dia, o baixo índice de criminalidade e de denúncias.

“Estar aqui hoje é um reconhecimento que a prefeita Célia Sales tem feito na segurança, desde que nós ganhamos por duas vezes o prêmio de Connected Smart Cities, mostrando que Ipojuca tem um enorme trabalho de inovação na área. É muito gratificante ser convidado como representante, em um dos maiores eventos de inovação e tecnologia, para apresentar o que está sendo feito no município para todo o Estado e pessoas do ramo. É o momento de explicar o porquê houve uma redução da violência e como a tecnologia fez parte disso para ajudar aquelas pessoas que trabalham diretamente na prevenção e na repressão à criminalidade, como os guardas municipais. Estou bastante feliz de compartilhar este trabalho sério que vem crescendo e sendo bastante reconhecido”, disse o secretário da Defesa Social, Osvaldo Morais.