Com o intuito de fortalecer a campanha Setembro Verde, de conscientização sobre a doação de órgãos, a Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Dom Helder Câmara está promovendo uma série de ações para ampliar o número de doadores e reduzir as recusas por parte das famílias. As atividades, que iniciaram nesta terça-feira (12), fazem parte da programação da unidade para celebrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado em 27 de setembro.
Durante a ação, profissionais da unidade e acompanhantes dos pacientes receberam panfletos educativos sobre a campanha. Além disso, uma simulação com óculos foi realizada, proporcionando uma experiência que ressalta a importância da doação de córneas e o impacto positivo que isso tem na vida de quem aguarda por um transplante.
Para Claudia Barros, coordenadora da CIHDOTT, o mês de setembro possui um significado especial. “Durante todo o mês, iremos promover atividades em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos. Nosso objetivo é reforçar a relevância da campanha e da doação”, destacou. Ela também enfatiza que, para se tornar um doador, não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar à família o desejo de ser doador. “Doar órgãos é um ato de amor”, acrescentou ela.
Atualmente, em Pernambuco, a fila de transplantes na rede pública de saúde conta com 2.911 pacientes à espera de órgãos ou tecidos, conforme dados atualizados até agosto.
CIDOHTT – A CIHDOTT desempenha um papel crucial nesse processo, atuando na identificação de possíveis doadores, viabilizando o diagnóstico de morte encefálica, acolhendo os familiares de pacientes falecidos e oferecendo a eles a possibilidade da doação de órgãos e tecidos para transplantes.