De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a plataforma de inteligência para gestão municipal (GOVE), o município do Ipojuca, litoral Sul de Pernambuco, ficou em 1º lugar com o menor índice de mortalidade maternal entre os 405 municípios (acima de 80 mil habitantes) analisados. Ainda na área de Saúde, Ipojuca alcançou o 2º lugar na cobertura vacinal do Nordeste e o 18º na posição nacional.
Outro índice que Ipojuca se destacou foi a “formalidade do mercado de trabalho”: 15º lugar dos 405 municípios . Os pontos considerados “desafios” para Ipojuca foram: Saneamento, Segurança e geração de empregos no setor criativo. No total, foram avaliados 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos como: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, entre outros.“São dados importantes que refletem o compromisso do trabalho público e nos dão um norte de atuação naquilo que podemos avançar e melhorar”, pontuou a prefeita Célia Sales.
Ipojuca se destacou entre os primeiros colocados em 19 indicadores, como cobertura vacinal; crescimento dos empregos formais; cobertura da atenção básica; mortalidade infantil; endividamento; despesa com pessoal; capital humano; inovação e dinamismo econômico. Por causa do número de habitantes apenas 19 municípios pernambucanos participaram do ranking. As informações divulgadas servem de ferramenta para os gestores públicos no planejamento e na definição de pontos prioritários. A apresentação, feita pelo coordenador de competitividade do CLP, Lucas Cepeda, também foi acompanhada pelos secretários municipais Puran Medeiros (Desenvolvimento Econômico e Comunicação), Akemi Morimura (Finanças), Paulino Valério (Planejamento) e Ana Paula Guimarães (Chefe de Gabinete).