O Campeonato Goianense de Futebol Categoria Adulto volta a ser realizado em 2023, após dez anos de sua última edição. A iniciativa é resultado da parceria entre a Liga Desportiva e a Secretaria de Esportes e Juventude de Goiana, que organizarão a competição com participação de 12 equipes da 1ª divisão. A premiação para os finalistas soma R$ 20 mil.
A cerimônia de abertura aconteceu neste sábado (01/07) para convidados e autoridades, no Dias Recepções, e homenageou Gilvan Menezes, ex-atleta goianense e campeão na década de 80 pelo clube Celpe.
Entre outra autoridades, estiveram presentes Eduardo Veloso, presidente da Liga Desportiva de Goiana, Gilberto Miranda (secretário municipal de Esportes), Jorge Vieira Jr (Federação Pernambucana de Futebol), Eduardo Batista (Presidente da Câmara Municipal), Fernanda Rocha (representante do secretário de esportes do Estado), e Fernando Veloso (vice-prefeito de Goiana).
Todos os jogos serão realizados no SESC LER Goiana, nas terças e quintas-feiras com duas rodas cada, a partir do dia 04 de julho. “Trabalhamos para realizar a maior edição dessa tão tradicional competição goianense”, fala o Esportes e Juventude de Goiana, Gilberto Miranda.
Segundo ele, todas as equipes tiveram apoio a fim de participar da competição, incluindo padrão completo, material esportivo e organização de documentação. “Com os documentos em dia, as equipes estarão aptas a receber verba pública, por meio de incentivos”, explica Gilberto.
A Liga desportiva de Goiana, entidade filiada à Federação Pernambucana de Futebol, informa que, baseada no ranking da última edição, as 12 equipes participantes serão divididas em dois grupos, sendo seis da sede e seis dos distritos. Da sede, participam os times do Palmeiras, União, Flexeiras, Sporting, Real Sociedad e Juventude. Dos Distritos competem Sertã, Guarani, Trincheiras, Bom Sucesso, Cruzeiro e Galo.